O blog Poderosas Gordinhas é uma revista eletrônica com conteúdo diversificado sobre Moda, Beleza, Saúde, Comportamento, Opinião, Autoestima, Sexo, Mercado de Trabalho, e outros temas. Um espaço exclusivo para divulgar o talento, beleza e versatilidade das mulheres consideradas fora do "padrão de beleza" ditado pela moda e imposto pela sociedade e mesmo assim, são fantásticas, de bem com a vida e com seu corpo.

Saúde ou Obsessão?

Hoje resolvi postar um texto que talvez já conheçam, mas que vem ao encontro com os valores que levo comigo e tento transmitir aqui no blog. É uma crônica muito bem escrita pela jornalista e blogueira Rosana Herman.

Vale a pena ler e refletir, mesmo para quem já viu este texto antes.

Cirurgia de lipoaspiração?
Rosana Hermann

Pelo amor de Deus, eu não quero usar nada nem ninguém, nem falar do que não sei, nem procurar culpados, nem acusar ou apontar pessoas, mas ninguém está percebendo que toda essa busca insana pela estética ideal é muito menos lipo-as e muito mais piração?

Uma coisa é saúde outra é obsessão.
O mundo pirou, enlouqueceu.
Hoje, Deus é a auto-imagem.
Religião é dieta.
Fé, só na estética.
Ritual é malhação. 



Amor é cafona, sinceridade é careta, pudor é ridículo, sentimento é bobagem.
Gordura é pecado mortal.
Ruga é contravenção.
Roubar pode, envelhecer não.
Estria é caso de polícia.
Celulite é falta de educação.
Filho da puta bem sucedido é exemplo de sucesso.
A máxima moderna é uma só: pagando bem, que mal tem? 


 A sociedade consumidora, a que tem dinheiro, a que produz, não pensa em mais nada além da imagem, imagem, imagem.
Imagem, estética, medidas, beleza.
Nada mais importa.
Não importam os sentimentos, não importa a cultura, a sabedoria, o relacionamento, a amizade, a ajuda, nada mais importa.
Não importa o outro, o coletivo.
Jovens não tem mais fé, nem idealismo, nem posição política.
Adultos perdem o senso em busca da juventude fabricada.


Ok, eu também quero me sentir bem, quero caber nas roupas, quero ficar legal, quero caminhar correr, viver muito, ter uma aparência legal mas...
Uma sociedade de adolescentes anoréxicas e bulímicas, de jovens lipoaspirados, turbinados aos vinte anos não é natural.
Não é, não pode ser.
Que as pessoas discutam o assunto.
Que alguém acorde.
Que o mundo mude.
Que eu me acalme.

Que o amor sobreviva.

"Cuide bem do seu amor, seja quem for"

E então, qual a sua opinião quanto a isso? Expresse-se, comente, vamos fazer a diferença.

8 comentários:

  1. Muito bom mesmo esse texto...
    é caso de se refletir muito,repensar nossos valores e o queremos para as gerações futuras...
    todo mundo merece ser feliz,merece ser amado,ser querido do jeito que é !
    Eu estou sensivel esses dias...e essa ultima foto me deu vontade de casar e ser feliz pra sempre...kkkkk
    bjux e vamos ser felizes agora,e do jeito que somos....

    ResponderExcluir
  2. Estava vendo o Big Brother outro dia e soube que uma das participantes, a Fernanda (que já é magra, loura e sarada)vai fazer lipoaspiração e pôr silicone. Não sou dona da vida dos outros para julgar, mas me parece que existe uma piração coletiva com os "defeitos" do corpo. E isso é tudo que podemos enxergar. Esta menina, Fernanda do Big Brother é jovem e com um corpo que está nos "conformes" do que é aceito pela sociedade. E ela quer lipoaspirar o que eu não consigo enxergar, talvez só ela mesmo veja.
    Fico triste quando vejo estas coisas: nem mesmo uma mulher que se encaixa no padrão do "corpo perfeito" está satisfeita.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Lindo o texto, o Herbert Viana sempre foi um poeta para mim.

    Na beleza da poesia real que lemos, percebemos que mtos partilham de uma felicidade sem a exigência dos padrões. As procupações que devem prevalecer são a saúde ( corpo e mente) e a felicidade. Estou em busca das duas.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Começo dizendo q a última foto vale tudo,fala tudo.
    Sou adepta do saúde em primeiro lugar,sempre.Mas aonde começou tudo isso e,como mulheres,como deixamos isso acontecer??
    Sim pq tudo começa com um movimento de poucos,se minha memória não está me traindo acho que final dos anos 80 começou isso de magreza ao extremo,só é feliz,bem sucedido e amado quem é magro e tals.
    Mas a gente vê q a realidade é drasticamente diferente né não?Quem é "magro" quer sempre ser mais "magro",nunca está feliz com sua imagem e todo aquele blá blá blá.Todas as pessoas "padrão" são assim.
    E nós "fora do padrão" ?? Rá,aí é uma diversidade sem fim.Tem os que vivem,são felizes e foda-se o resto,os que são vitímas de preconceito e nem lutam contra,os que fazem apologia e os que não fazem tb,os que só querem ser normais(aí eu acho q quase todo mundo).
    O assunto rende demais.
    E eu escrevi demais.

    Resumindo,seja feliz como vc é;não está satisfeito,procure mudar.Mas não seja neurótico,não agrade ninguém.Faça por vc e pra vc,sempre.

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez venho aqui, dizer oque sempre digo, mas de forma diferente, pois sempre achei a beleza na mulher, que meus "amigos" achavam que não condiziam comigo, mas sempre achei que eles estavam errados e nunca dei bola para o que eles pensavam à respeito dessa tal beleza que só eles viam nas mulheres com quem saiamos, sempre parti do princípio daquela beleza natural, sem retoques, sem nada, aquela beleza em que se olha e realmente se vê a pessoa(claro a bem resolvida com seu corpo), e a minha opinião nunca irá mudar, sempre dei valor à elas e acredito ser o cara mais sortudo do mundo, pois oque os meus "amigos" não tinham, eu tinha de sobra, inteligência, graciosidade e muita fartura, sempre me orgulhei dessa minha preferência, e até hoje, eles não sabem oque estão perdendo, azar o deles...Eu sou feliz com minhas escolhas, ditas erradas pela sociedade...
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  7. Cristiane Vilas Boas25 de março de 2010 às 17:43

    Oi, Alcione! Então, o texto é lindo mesmo, mas na verdade não foi escrito pelo Herbert Vianna e sim pela Rosana Hermann, que já falou várias vezes sobre isso lá no blog dela, o Querido leitor (http://blogs.r7.com/querido-leitor/).
    Alguém escreveu um email com o texto que ela postou um dia no blog, colocaram um trecho de uma música do Herbert...e isso está circulando na internet há anos! Como direito de autor é coisa séria, nos ajude a divulgar a informação correta. Enfim, agora posso continuar a ler seu blog, que descobri hoje, lendo o Mulherão. E amei o nome! Um beijão!

    ResponderExcluir
  8. Oi Cris!

    Uma outra leitora fez o mesmo comentário comigo, mas todas as pesquisas que fiz apontavam para o Herbert, então deixei como estava. Bom, vou alterar os créditos do texto, não gosto de postar nada indevidamente.

    Agradeço sua correção e conto com sua participação e acompanhamento do blog, temos muitas novidades por vir.

    Seja muito bem-vinda.

    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails