O blog Poderosas Gordinhas é uma revista eletrônica com conteúdo diversificado sobre Moda, Beleza, Saúde, Comportamento, Opinião, Autoestima, Sexo, Mercado de Trabalho, e outros temas. Um espaço exclusivo para divulgar o talento, beleza e versatilidade das mulheres consideradas fora do "padrão de beleza" ditado pela moda e imposto pela sociedade e mesmo assim, são fantásticas, de bem com a vida e com seu corpo.

O preconceito na mídia continua


Embora o movimento Plus Size tenha crescido e tenhamos visto muitos programas de TV falando sobre o assunto, o preconceito contra mulheres que estão em sobre peso ainda impera nos grandes veículos de comunicação. Infelizmente, não basta uma série de aparições na TV para mudar o conceito excluente que a mídia possui. Muitos programas estão apenas se aproveitando do tema, que está em auge e dá ibope, mas pouco se importam com a causa.

Digo isso como opinião pessoal, pois o que vejo são apenas falsas formas de apoio ao movimento, que visa valorizar a beleza da mulher, mesmo que com uns quilos à mais. Acho lindo ver as meninas do Blog Mulherão na TV e muitas outras que tem aparecido, mas vejo que cada vez mais isso virou apenas "tema do momento", que logo será esquecido. Este é um assunto sério, não apenas uma brincadeirinha passageira e precisamos acordar para isso.


Sou assinante da Revista Cláudia (Editora Abril) e ontem me revoltei quando recebi por e-mail uma pesquisa de opinião para escolher quem será a próxima capa da revista, segundo eles, a intenção é fazer uma revista cada vez melhor. Então eles apresentam uma lista com 37 candidatas à capa, mulheres lindas, famosas, mas.... todas magras. Isso mesmo, no meio dessa mulherada toda não existia nenhum nome de uma gordinha.

Depois que li o e-mail ri, porque achei a coisa mais ridícula do mundo. Então apenas respondi: "Porque não encontro na lista as famosas Preta Gil, Fabiana Karla ou Priscila Marinho? Algum preconceito?" Mas duvido que me respondam. E olha que nem citei todas as gordinhas lindas e famosas que hoje temos por aí.

Pode parecer bobagem não para muitos, mas para mim não foi, acho que as revistas excluem cada vez mais as gordinhas de suas capas e isso sim é um preconceito lavado.

Então deixo aqui a pergunta:

"Você acha que a mídia realmente tem mudado seu conceito sobre nós gordinhas?"

Comente, opine, vamos fazer este post ferver.

4 comentários:

  1. Concordo que viramos noticia sim, mais que é em busca de IBOPE, ah uns 5 anso me increvi para algo na Nova [era algo do tipo 10 mulheres que representassem as leitoras] e logicamente não fui chamada, a pouco tempo rebati uma campanha da brahma por e-mail nela vc colocava seu rosto em um corpo os corpos masculinos tinha gordinhos mais os femininos só tinha o que eles julgam gostosa, pode parecer bobeira mais eu me considerava brahmeira e nao tive direito de ter a montagem hauhauahaua então acho que o melhor é a gente ir cutucando qnd nos sentirmos lesados pode não resolver nada + ao menos vai lembrando essas empresas que gordos tbm os consomem, revistas, sites, bebidas eu quero estar incluida em tudo.

    ResponderExcluir
  2. A minha resposta é não, e não mudará tão cedo...você conhece a cota para negros?pois então, o negro só tem aparecido na midia pq tem que ter pelo menos um representante da etnia.As gordinhas á alguns anos atras não tinham em quem se espelhar,como se sentir inclusa na sociedade...essas coisas demandam tempo,pois estão encrustadas no inconciente coletivo...mas com fé iremos reinar...
    bjux adoro seu blog...

    ResponderExcluir
  3. Com certeza NÂO. E concordo plenamente com você amiga, este preconceito chega a ser nojento. Assim como eles saem garimpando modelos em varios lugares, por que não começam a garimpar algumas modelo gordinhas, pois tenho certeza de achariam inumeras meninas lindas.E digo mais, seriam meninas saudaveis sem problemas com disturbios alimentares.

    ResponderExcluir
  4. Definitivamente não. Além de gordinha, sou negra. Como falou a kalli, também me inscrevi para concursos de representação na Nova. Nem uma carta de agradecimento, pelos anos de compra da revista e por participar do concurso. E sei que minhas chances são poucas.

    Não gostei da entrevista com Preta Gil e Priscila Marinho no Mais Você. Ana Maria falva das polêmicas com a Preta, de como é q ela conseguia ter tanta auto-estima e blábláblá. Soou meio preconceituoso. Como se, por ser gordinha e ainda por cima negra, tem q lutar muito. A luta existe, mas é diferente. Pq se tem q assumir q o orgulho por si próprio é construído à revelia? Se o ambiente onde se convive é bom e sadio, eu me sinto bem e construo minha imagem bem, sem ter que me envergonhar de nada, certo?

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails