O blog Poderosas Gordinhas é uma revista eletrônica com conteúdo diversificado sobre Moda, Beleza, Saúde, Comportamento, Opinião, Autoestima, Sexo, Mercado de Trabalho, e outros temas. Um espaço exclusivo para divulgar o talento, beleza e versatilidade das mulheres consideradas fora do "padrão de beleza" ditado pela moda e imposto pela sociedade e mesmo assim, são fantásticas, de bem com a vida e com seu corpo.

Mais uma gordinha vetada


Ontem circulou em diversos sites e blogs a notícias sobre o ensaio da atriz Gabourey Sidibe, vetado pela famos revista Vogue, que é conhecida como uma das melhores revista de moda, senão a melhor.

Segundo a notícia, o veto ocorreu devido o peso da atriz, eles alegam que seu corpo não inspira os estilistas e que o intuito da revista é divulgar as novidades e tendências do mundo da moda e que os modelos expostos pela revista são para pessoas "normais". Com outras palavras, disseram que Gabourey Sidibe é gorda e por isso não é uma pessoa normal e não merece se vestir bem. Não é isso? Bom, foi o que eu consegui ler nas entrelinhas.

Gozado isso, semana atrás, quando a atriz recebeu diversos prêmios por sua atuação no filme Precious e foi indicada ao Oscar, ela era alvo de todas as atenções e flashs, virou musa, uma revelação mundial. E agora, já não serve nem para posar numa capa de resvista. O que aconteceu? Ah é claro, a gordinha aí não ganhou o Oscar né, isso muda muita coisa. O que uma revista como a Vogue ganha em publicar uma capa com uma mulher negra, gorda e sem nenhum prêmio mega reconhecido? Realmente isso faz toda diferença.

Mas daí eu pergunto, o mundo da moda é isso? Uma promoção gratuita de preconceitos e exclusões? Sim, é isso, ao menos do meu ponto de vista. Os estilistas que afirmam que Gabourey não os inspira e que os modelitos são para "pessoas normais" com certeza não conhecem nada sobre uma pessoa relamente normal. E digo mais, não fazem a minima idéia do mal que geram em meninas adolescentes que sonham em ser modelos e tornam-se vítimas desse padrão ridículo e rigoroso de uma beleza inatingível. É o mesmo caso que citei aqui sobre as revistas brasileiras, que jamais publicam capas com mulheres acima do peso

Caros estilistas da Vogue (gays mal amados que morrem de inveja de nós mulheres), mulheres normais não são as anorexias que vocês costuma vestir, mulheres normais não são as modelos esquálidas que vimos na passarela neste último SPFW e muito menos as mulheres retocadas pelo photoshop que vocês publicam em suas capas. Mulheres normais são aquelas que não tem vergonha do próprio corpo e não o martiriza para que seja diferente da natureza do seu biotipo. Mulheres normais vivem, amam, sonham, trabalham, são felizes, se acham gostosas e sexys, mesmo com seus quilos à mais. Mulheres normais meus queridos, são mulheres que encaram qualquer preconceito e vão em busca de seus sonhos, ultrapassando toda e qualquer barreira para chegar onde querem. 

Gabourey é negra, gorda e de origem simples, mas isso não a impediu de ir em busca dos seus sonhos, não a impediu de pisar no famoso tapete vermelho e brilhar como uma estrela, como ela mereceu (e merece brilhar), não é o tipo de mulher que se multila para chegar ao "corpo perfeito" só para agradar a mídia. E você me dizem que ela não é uma mulher normal? Façam-me o favor hein. Só posso concordar com isso se o contexto for "ela não é uma mulher normal, mas sim uma guerreira excepcional", fora isso, não vejo nada de anormal nessa mulher. O fato de ser gorda a faz ser anormal? Se for isso, socorro, preciso de ajuda. Aliás, não só eu, mas talvez 58% da população brasileira e talvez 75% da população americana. 

Enfim, o que penso é, o veto ocorreu sim por causa do peso de Gabourey, mas não foi só isso, mas também o fato dela não ter sido vencedora de nenhum Oscar, isso faz toda diferença. Tenho certeza de que o cenário seria outro se ela decidisse posar na capa com a estatueta nas mãos.

Vale a pena refletir sobre isso e abrir os olhos para todo preconceito embutido em atitudes como esta. E você o que pensa sobre isso? Comente, deixe aqui sua opinião.

Texto baseado na notícia publicada pelo portal R7, para ler a notícia na íntegra clique AQUI.

18 comentários:

  1. Nossa fala sério, todo mundo diz que não tem preconceito ,mais o mundo é preconceituoso, oque faz uma mulher ser "normal"???
    Acho um absurdo, eu nos meus 2 anos lecionando para adolecentes, já vi muitas eninas de 14 15 anos dizerem que estavam Obesas, sendo que na verdade estavam magérrimas... me assustei a tal ponto que tive que organizar uma palestra sobre os transtornos alimentares...
    Essa atitude da revista citada só prova, o qto somos descriminadas por essa sociedade capitalista, e ignorante...

    Pra onde foram os reais valores da vida ?
    beleza um dia acaba...

    ResponderExcluir
  2. O problema é que ela já é gorda de forma não saudável...

    ResponderExcluir
  3. Olha,concordo que foi preconceito qto a mocinha...
    mas vc está sendo mto preconceituosa tb em escrever "gays mal amados que morrem de inveja de nós mulheres"...
    tenho mtos amigos gays e nao concordo com vc!
    no mais,o texto ta ótimo e sua revolta contra a vogue é a minha tb.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga... vou recomentar a mesma coisa que escrevi no Gordinhas & Sexi:

    Existem pessoas, magras e gordas, bonitas e feias. E ponto final. É direito dos estilistas, sim, escolher para quem eles querer fazer as roupas. Assim como fazem para magras, existem aqueles que fazem para gordas. Isso é uma questão, o que difere do ocorrido com a atriz.

    O chato da notícia é justamente a Gabourey ter o reconhecimento que tem, ter sido chamada para as principais revistas do mundo e ainda ser convidada para fazer o ensaio e depois vetada. Isso foi falta de profissionalismo. Se por acaso não queriam ela, então não convidassem para depois 'desconvidar'. Isso foi antiprofissionalismo, e teria sido tanto com uma gorda como com uma magra.

    Vergonha dessa revista... Vergonha daqueles que se chamam de profissionais do mundo editorial, isso sim. Eu como jornalista, me senti envergonhada com essa atitude antiprofissional.

    É simples assim. Se os editores-chefes da revista sabiam que os estilistas convidados seriam os que fazem roupa para magras, então porque diabos convidaram, e deixaram, ela tirar foto? Só pelo prazer da polêmica de aparecer na mídia gratuitamente criando causo?

    Ah... vão KH rss

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Ah e um adendo para o comentarista anônimo aí de cima: você por acaso é médico, ou melhor, vidente né, para saber se ela é saudável ou não através de uma fotografia??

    Ah fala sério... ¬¬

    ResponderExcluir
  6. MIKI,

    Talvez você não tenha compreendido a minha colocação, não estou generalizando quando falei dos gays mal amados, apenas me refiro a esses estilistas em questão, que muitos podem não perceber, mas exigem mulheres cada vez mais magras, esquálidas e completamente sem graça nas passarelas, quando é nítido que o que querem é acabar com a imagem de mulher bonita e desejável pelos homens. E acredite, essa não é uma opinião só minha.

    Também tenho amigos gays, eles acompanham meu blog e sabem bem como foi essa minha colocação, não tenho nenhum preconceito, e nem posso, pq vivo rodeada deles. Mas entendo o seu comentário, espero que tenha entendido o meu.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Achei ridículo o que a graaande Vogue fez. Eles seguem um padrão que não faz parte da própria sociedade americana. Lá, a grande maioria da população é gorda, e só os que vemos nos filmes americanos são os magrinhos, bonitinhos. De que isso importa, se na real o que tem lá é bem o inverso disso!!
    Riiiiiiidículo.

    ResponderExcluir
  8. ridículo esse posicionamento da mídia, dá um ódio essas coisas

    ResponderExcluir
  9. Seu texto estava ótimo, até chamar os estilistas de gays mal-amados e invejosos. Revelou ter por eles um preconceito igual ou ainda maior do que eles têm pelas obesas, já que os colocou no mesmo patamar dos gays e demonstrou acreditar que todo gay é mal-amado e que têm inveja de mulher. Oi? Não né? Tenho amigos gays - vários mesmo - que adoram ser homens que gostam de homens, têm a maior simpatia por mulheres, amor mesmo, mesmo que sem tesão. No fim sua fala revela que você tem por outra "diferença" o mesmo preconceito que tenta combater com o seu texto. E eu acho, apenas acho, que não se pode defender uma causa criando um caso.

    E acaba sendo por isso que tenho pé atrás com esses movimentos voltados a um grupo específico: esse grupo acaba se segregando e sendo tão agressivo quanto a agressão da qual quer se defender, mesmo que sua intenção primeira - aquela que motivou a sua criação - fosse completamente outra. Não acredito que oprimidos devem passar a ser opressores.

    A Vogue perdeu? Perdeu. O mundo perdeu? Concordo mais uma vez. Os estilistas precisam começar a se inspirar em mulheres reais e tomar consciência de que estão criando uma geração de mulheres adoecidas? Assino embaixo. A Mídia precisa parar de ser propagadora de ilusões que custam a saúde das pessoas? Ddefendo isso com unhas e dentes. Mas pra dizer tudo isso eu não preciso ofendê-los e nem tratá-los pejorativamente. Posso fazer com respeito, aquele mesmo que estou querendo reinvindicar.

    espero que você entenda minha posição como um convite ao questionamento.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Oi Marie!

    Talvez você não tenha lido minha resposta para a Miki aqui mesmo nos comentários. Mas volto a repetir, não estou generalizando quando escrevo "gays mal amados", apenas me refiro a esses estilistas em questão, que muitos podem não perceber, mas exigem mulheres cada vez mais magras, esquálidas e completamente sem graça nas passarelas, quando é nítido que o que querem é acabar com a imagem de mulher bonita e desejável pelos homens. E acredite, essa não é uma opinião só minha.

    Os estilistas excluem completamente o biotipo "mulher com curvas", adequam a moda que criam para mulheres totalmente esquálidas e isso é o reflexo da inveja que sentem do sexo oposto, ou então não seriam gays. Mas estou falando da classe estilista ok!

    Também tenho amigos gays, aliás,eles acompanham meu blog e comprendem essa minha colocação, que não é preconceituosa (apenas um grito de revolta), não tenho nenhum preconceito, e nem posso, pq vivo rodeada deles, inclusive na minha família. Amo cada pessoa pelo que elas são e não por sua opção sexual.

    Mas entendo o seu desapontamento com o meu comentário, mas não retiro nada do que escrevi, é o meu ponto de vista. espero que tenha entendido o meu.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá, Alcione. Concordo inteiramente com você. Com certeza a história seria diferente se a Gabourey Sidibe tivesse ganho o Oscar. Mas como não ganhou os cheiradores da madrugada resolveram veta-la. Como foi colocado anteriormente, foi muita falta de ética e profissionalismo. Aposto que se fosse uma Naomi Campbell ou uma Kate Moss (ambas envolvidas em escândalos até o pescoço) eles não vetariam nunca. Pessoas talentosas como a Gabourey infelizmente não tem vez em um mundo em que estar dentro dos padrões de beleza impostos pela mídia é mais importante do que ter talento e competência.
    Ah, sim, também faço parte dos 58% dos brasileiros considerados "anormais". Pelo visto, também preciso de ajuda. Hehehehe...

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. não gosto nem de comentar certas coisas que só vem pra nos aborrecer,vivemos sim numa sociedade preconceituosa e machista essa revista nao tem noção das coisas que publicam.odeio isso!

    ResponderExcluir
  13. Ai MEU DEUS! Acabo de saber que não sou uma pessoa muito normal. Como disse a Ana Magal: eu quero que esses caras vão KH!

    ResponderExcluir
  14. Cara Ana Magal,
    Vc disse: "Existem pessoas, magras e gordas, bonitas e feias. E ponto final. É direito dos estilistas, sim, escolher para quem eles querer fazer as roupas. Assim como fazem para magras, existem aqueles que fazem para gordas."
    O problema é q os q fazem p anorexicas acham q fazem moda p todas as mulheres...

    ResponderExcluir
  15. ola
    eu tb fico furiosa com estas coisas, mas este eh o padrao da revista Vogue, todo mundo sabe disso.

    ate mesmo a Oprah (gente a OPRAH) foi impedida de posar pra capa enquanto estivesse gorda, e a Hillary Clinton enquanto nao parasse de usar casacos azuis (tido como "brega" pela toda poderosa da Vogue).

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Gordinhas sao tudo de bom

    ResponderExcluir
  17. adorei seu blog!

    parabéns

    Lutando para um mundo sem preconceito

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails