O blog Poderosas Gordinhas é uma revista eletrônica com conteúdo diversificado sobre Moda, Beleza, Saúde, Comportamento, Opinião, Autoestima, Sexo, Mercado de Trabalho, e outros temas. Um espaço exclusivo para divulgar o talento, beleza e versatilidade das mulheres consideradas fora do "padrão de beleza" ditado pela moda e imposto pela sociedade e mesmo assim, são fantásticas, de bem com a vida e com seu corpo.

Protesto plus size na Austrália

Aconteceu na Austrália a Rosemount Australian Fashion Week, a semana de moda em Sidney. Porém, o evento não foi nada pacífico, já que algumas gordinhas resolveram protestar.

Pois é, uniformizadas com camisetas com as frases "Eu amo as minhas curvas" e "Amamos mulheres de verdade", um grupo de modelos plus-size se reuniu em frente ao local do evento protestando contra a tal ardilosa ditaruda da magreza das modelos envolvidas no desfile.


O motivo do protesto não é dor de cotovelo, mas sim uma revolta pelo exclusão, já que na edição 2009 deste mesmo evento, modelos plus size puderam participar. Este ano, as gordinhas foram excluídas do casting, escolhido pelo estilista Alex Perry.

Uma agente especializada em modelos plus-size alega que a industria da moda está regredindo com atitudes como essa e declara que o "público quer se ver em todas as formas e tamanhos".


Como sempre, meu pitaco:
Infelizmente, notícias como essas são curriqueiras, e não vão levar a nada. A exclusão de modelos plus-size em grande eventos da moda já não é mais novidade. 

Mas, porque isso continua acontecendo? Será apenas porque a sociedade é preconceituosa e a ditadura da magreza impera? Tenho minhas dúvidas.

Acho que existe também uma falta de valorização da classe (modelos plus-size) e isso vem das próprias modelos. Muitas meninas, que hoje se dizem modelos plus-size, não agem como tal. Acreditam que basta fazer algumas fotos e já podem sair por aí como modelos. O que nós sabemos que não é verdade. Muitas se esquecem que, assim como quaquer profissão, precisa de preparo, treino, estudo e experiência. Não basta fazer fotos.

A desvalorização começa aí, pois as "modelos" se sujeitam a aceitar todo tipo de trabalho e cachê. É comum vermos por aí meninas que posam para catálogos por R$ 100 ou R$ 200, se avaliarmos, isso não paga nem a despesa que ela teve para cuidar do corpo, da pele, do cabelo. É, ser modelo não é nada fácil, tem todo um investimento para manter-se bonita e saudável, afinal, mesmo gordinha, ninguém quer fotografar modelo mal cuidada.

Então, se você é modelo ou pretende ser, avalie bem suas atitudes de trabalho, faça cálculos, valorize todo investimento que faz em si mesma, e não deixe que as empresas escravizem seu esforço de trabalho, são eles que precisam da sua imagem.

E você, o que pensa sobre isso? Comenta aí que adoro saber a opinião dos leitores.

4 comentários:

  1. Então, adorei a matéria. Mas eu acredito que as coisas vem mudando, lentamente mas com mudanças significativas. Sou gordinha há anos, acho que há pelo menos 27 anos..RS. Já foi mais difícil encontrar roupas bonitas, na moda que me servissem. Hoje já encontro mais facilidade, acredito eu, os estilistas estejam pensando nas mulheres de tamanhos grandes. Hoje já podemos nos aceitar como somos sem vergonha.

    Bacana ver essas garotas lindas defendendo seu espaço. Mas gostaria de um dia não ter que defender, não nos achar diferentes. Temos só número de roupa diferentes. Somos lindas e inteligentes igualmente, as vezes até mais bonitas...rs.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, sou suspeita pois concordo com o que postou. Hoje, estamos vendo e vivendo uma guerra e como toda guerra não há nada de saudável sendo tirado disso. As meninas, mulheres estão querendo ser modelos a qualquer preço, e levantam uma bandeira que não existe. Ser plus size, a meu ver, não é uma causa ou movimento, são apenas pessoas que vestem mais de 44, umas proporcionais e outras nem tanto, apenas mulheres.
    Pra mim é claro que assim como nem toda magra pode ser modelo, nem toda mulher plus size pode ser. Logo, deve haver uma maior informação às que tentam engajar neste mundo pensando que ele é feito de glamour e mídia apenas, uma inverdade.
    Portanto, meu alerta é cuidado, como disse a Alcione, para todo e qualquer trabalho é preciso preparo e estudo, para ser modelo é preciso acima de tudo BOM SENSO, afim de não cair em golpes e manter não só a auto estima em alta, mas também, uma imagem, uma postura adequada. Não se ""vendam"", aceitem sim, trabalhos, mas trabalhos justos e dignos.

    Bjs todas!

    ResponderExcluir
  4. Mas qual é o problema de estar fora do peso ? Eu como homem prefiro ... E outra essas mulheres da foto são lindas e pra mim não são gordas.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails