O blog Poderosas Gordinhas é uma revista eletrônica com conteúdo diversificado sobre Moda, Beleza, Saúde, Comportamento, Opinião, Autoestima, Sexo, Mercado de Trabalho, e outros temas. Um espaço exclusivo para divulgar o talento, beleza e versatilidade das mulheres consideradas fora do "padrão de beleza" ditado pela moda e imposto pela sociedade e mesmo assim, são fantásticas, de bem com a vida e com seu corpo.

Sexo oral pode gerar câncer

Já ouviu falar nessa perigosa ligação entre sexo oral e câncer de boca? Pois bem, segundo um estudo publicado pelo British Medical Journal, pessoas que já fizeram sexo oral com quatro ou mais parceiros tem mais chances de ter câncer de boca do que pessoas que nunca fizeram.

Isso porque a infecção causada pelo HPV (vírus sexualmente transmissível) através do sexo oral é um dos maiores fatores de risco do câncer de boca e garganta entre homens e mulheres. O perigo de contrair este vírus aumenta quando há a variação de parceiros, como qualquer outra doença venérea.

Outros estudos realizados na Suécia indicam que, em 2007, 93% dos tumores retirados da boca continham o vírus HPV, um crescimento alarmante, comparando ao mesmo estudo realizado na década de 70. 

O câncer de boca afeta lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, mucosa jugal (bochechas) palato duro (céu da boca), língua (principalmente as bordas), assoalho (região embaixo da língua) e amígdalas. O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior.

Cientistas alegam que é preciso realizar mais estudos para que essa relação possa ser comprovada efetivamente, mas alertam a população à se prevenir com preservativos.

Já existem vacinas contra o HPV (papilomavírus humano), mas, devido seu alto custo, ainda está em discussão se  vale a pena incluí-las no Programa Nacional de Imunização. Além disso, os cientistas ainda questionam a abrangência da sua eficiência. Especialistas indicam a realização de exames periódicos na boca, porque as lesões iniciais são pouco perceptíveis e o diagnóstico acaba acontecendo quando o tumor já está em estágio avançado. 

Bom, não custa nada se cuidar não é mesmo?


Fonte: Instituto Naciona de Câncer (INCA), G1 e Jornal Destak

5 comentários:

  1. Que pesquisa tronxa... basta a mulher não cair de boca em pintos que parecem Brócolis...

    E, por essa lógica, o cara que recebe a chupada, também poderá pegar o HPV da boca da mulher, não?? Então ele vai ter mais chances de pegar cancer no pinto???

    Será que o cancer de lábio dá mais em pessoas brancas por que as brancas beijam mais o pinto e as mais escurinhas são mais gulosas??

    Por isso prefiro as morenas!

    ResponderExcluir
  2. Bom, segundo a pesquisa o sexo oral passa a ser um "risco", expõe tantos homens e mulheres. Contudo, mostra o quanto é importante que se mantenha sempre a higiêne, bons hábitos e cuidados com seus órgãos sexuais. Sem mencionar, que reafirma o que a muitos anos é dito, cuidado ao se relacionar com alguém...não há só HPV, outras doenças venéreas...há acima de tudo a AIDS que cada ano se propaga mais. Portanto a meu ver o fundamental é informação, cuidado e proteção.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com a questão da informação, cuidado e proteção, mas... caramba até o sexo oral dá câncer (além dakelas doenças que a gente já conhecia)? Alguém aí conhece alguma coisa gostosa que NÃO DÊ DOENÇAS? Pq sexo dá doença, comida (se não for saudável e insossa) tb dá doença... não quero recorrer àquele clichê, mas.. "será que tudo que eu gosto, é ILEGAL, IMORAL E ENGORDA?" (hoje em dia, além de ilegal, imoral ou engordar, tá dando doença tb) afffff

    ResponderExcluir
  5. A mulher tem que se cuidar! Antes mesmo do papiloma gerar o câncer na orofaringe (que é possível), ele gerará o carcinoma no colo do útero (que é provável e sabido). Em ambos os casos, como já escreveu Vivi, manter bons hábitos de higiene, sempre fazer o exame do colo do útero é de fundamental importância.

    Eu já disse que esse Blog é muito bom? Parabéns pela qualidade dos posts, Alcita.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails