O blog Poderosas Gordinhas é uma revista eletrônica com conteúdo diversificado sobre Moda, Beleza, Saúde, Comportamento, Opinião, Autoestima, Sexo, Mercado de Trabalho, e outros temas. Um espaço exclusivo para divulgar o talento, beleza e versatilidade das mulheres consideradas fora do "padrão de beleza" ditado pela moda e imposto pela sociedade e mesmo assim, são fantásticas, de bem com a vida e com seu corpo.

Vale a pena emagrecer a qualquer custo?

Tem muita gente que considera um absurdo existir canais de comunicação que promovam a beleza da mulher que está acima do peso e denominam este tipo de trabalho como apologia à obesidade e declaram ser um comportamento inaceitável. 

O mais curioso disso tudo é que, essas mesmas pessoas (mesmo que indiretamente) acham normal e até divertido, programas que promovem gincanas ou qualquer outro tipo de desafio forçando pessoas à perder peso em períodos curtíssimos. Sem o mínimo cuidado com a saúde. E acham isso aceitável?!  

E uma prova de que não estou falando bobagens é o relato de Kai Hibbard, finalista do reality americano "The Biggest Loser" (O maior perdedor), que realiza uma disputa entre pessoas obesas ou acima do peso com o objetivo de eliminar peso no menor tempo posível. Ela afirma ter perdido peso de formas nada saudáveis e com isso, ter desenvolvido um desiquilíbrio alimentar em seu organismo. A matéria sobre o assunto foi publicada pelo site da Abril.

Kai Hibbard em versão ANTES e DEPOIS - foto site Abril

Para Kai, o programa age de maneira incoerente e desorientada, ela afirma que, na temporada em que particpou, não houve permissão para que cosultassem os nutricionistas e foram orientados a seguirem somente as instruções do personal.  "Nós malhávamos de duas a cinco horas por dia e tivemos várias lesões" declara Kai, que também se sentiu pressionada emocionalmente pela equipe do reality.

Kai pretende entrar na justiça contra o reality e com certeza muitas coisas serão apuradas. Não se pode afirmar se o que ela diz é 100% verdade. Mas confesso que prefiro não duvidar. Pois é notório que uma mudança de peso tão radical em um período tão curto não pode ser assim tão saudável não é mesmo? 

Tenho medo do que as pessoas são capazes de fazer para alcançar resultados assustadores em busca do "corpo perfeito", e pior, tenho ainda mais medo do que as pessoas são capazes de fazer para impor que outras pessoas emagreçam a qualquer custo. Sim, porque agora é assim que funciona, é a mídia que deve dizer o quanto devemos pesar e quais são as nossas medidas ideais.

Que muitas pessoas ainda continuarão criticando blogs como o Poderosas Gordinhas, isso é fato, porém, elas desconhecem o verdadeiro significado da valorização da beleza sem estereótipo. Pronto, falei.

E você o que acha? Vale a pena emagrecer a qualquer custo? Comente, dê sua opinião.

12 comentários:

  1. Já viu esse post aqui http://fofoca.org/blogs/maetosemroupa/modelo-plus-size-hipocrisia-fashion.html

    é um bom contraponto ao que se tem falado na mídia ultimamente. não concordo com ela, mas opinião é opinião, né?

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que as pessoas repetem feito papagaios que ser gordo é igual a ser doente. E, afinal o que é ser "saudável": porque, na minha opinião saúde é muito mais do que um número na balança ou em um exame de sangue.
    Detesto este termo "apologia à obesidade": ninguém está dizendo "comam e sejam obesos", e sim deixem os gordos em paz. Só isso.
    Cada um faz o que quer da vida e se a pessoa quer fazer de tudo para ser magra é um direito dela. Mas que não deve ser imposto aos outros assim e não necessariamente vai trazer "saúde".
    Existem estudos que dizem que manter um peso estável (mesmo que esse peso seja maior do que o que o IMC promove como "saudável") é melhor para a saúde do que ficar tentando emagrecer a qualquer preço, o que em geral traz de volta o ganho de peso. O que eu acredito como filosofia de vida e de saúde é o Health at Every Size (Saúde em todos os tamanhos) que afirma que, não importando o seu peso de hoje, você pode fazer pequenas coisas que tornam sua vida mais saudável e dieta não é uma delas. Porque as dietas fazem com que perca-se o contato com os sinais de fome e saciedade, tornam a pessoa vigilante e estressada quando o assunto é comida (o que afeta a saúde emocional) e em geral leva a pessoa à episodios de comer demais e depois se privar, em uma montanha russa emocional.
    Até para quem sofre de compulsão alimentar as dietas são um desastre porque perpetuam os "desejos proibidos", seguidos de culpa após um episódio de comer demais, aí a pessoa volta para a dieta e depois cai em tentação de novo, sofre mais um pouco, ou seja, se isso é ser saudável preciso de um dicionário novo... rs
    Essa briga eterna com a comida, pressão da balança, pânico de se olhar no espelho, etc... para mim é a definição de um estilo de vida não saudável, mesmo que a pessoa malhe e coma tudo "certo".
    Ninguém é feliz com a corda no pescoço...

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião o que falta é respeito...O mundo não é feito de pessoas de massinha que foram modeladas em uma forma...
    Temos que respeitar as outras pessoas,e como diria a minha falecida avó "Que vivam os gordos e os magros...o mundo é para todos"
    A unica coisa que queremos é respeito!
    Eu estou acima do peso, não tenho diabetes, não tenho pressão alta, não sou doente...tenho certeza que sou muito mais saudavel que muita gente que se acha...
    Beijus e força...

    ResponderExcluir
  4. Na minha humilde opinião isso é puro nazismo contra o gordo ,É TIPO ASSIM,seu fdp de gordos ou vcs emagrecem ou vc será marginaluzado,ISSO É QUE É A ATUAL REALIDADE,hoje o GORDO do meu pai veio me ver ,e ele falou que uma amiga da familia perguntou por mim ,e eu falei ja sei perguntou se eu estava gorda ,POIS PARECE que eu não sou gente pra minha familia sou só um pedaço de TOUCINHO GORDUROSO ,pra eles mulher tem que ser magra ,E EU FALEI PRO MEU PAI ASSIM....olha pai ,eu gosto dessa pessoa mais não gosta que ela somente pergunte do meu peso pois do meu peso cuido eu ,e ele então deu uma gargalhada achando engraÇADO ,dai eu falei se pensa o que vc é gordo e sempre fez piada da minha gordura eu não gosto e exijo respeito ,eu não sou objeto sexual de homem e vou ter o peso que eu quizer ,ninguem vai me OBRIGAR A EMAGRECER eu sou um ser humano antes de tudo e mereço respeito....dai ele ficou sem graça ...mais eu falei o que sentia e me senti bem ,eu tenho o corpo que quero ,só não gosto de gente ironica e que venha com piadinha comigo ,pois comigo o buraco é mais embaixo,quero respeito será que isso é pedir muito .

    ResponderExcluir
  5. Bom, eu definitivamente acho que não é saudável emagrecer a qualquer custo, falo isso de cadeira porque já fui sarada, hoje estar fofinha. Vc sabe né amiga....
    Confesso que não gosto de estar fofinha e quero emagrecer sim, minha meta não é ser magérrima, só perder uns quilos que me agradem, eu pessoalmente, acho que extremos não fazem bem, nem para mais nem para menos. Já pensei sim em radicalismos, sou meio ""maluca"" rs
    A saúde e peso ideal para não significa o mesmo para outro. Agora, coisas mirabolantes, limites absurdos...tipo..não posso isso nunca mais, não posso aquilo nunca mais...tô fora! Não é da minha personalidade.
    Minha médica me disse uma coisa interessante...há pessoas que pensam como gordo e outras que pensam como anorexas. Segundo ela...ambos deveriam tratar se pois ambos sofrem de um desvio. Não sei se é isso.
    Agora criticar um blog que apenas diz: ame se independente de como você é, ou melhor, independente de como seu corpo é...definitivamente não tem nada a ver com apologia a obesidade.
    E sim, concordo que a mídia e as vezes até amigos e familiares querem impor como deve ou não ser nossos corpos...ou seja...individualidade e livre arbítrio ZERO!
    Lamentável...

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Acho que existe um preconceito com os gordinhos, porque tudo que não se encaixa no que a mídia cobra, é errado e deve ser marginalizado.
    Por outro lado, sempre que eu assistia ao programa The Biggest Loser, me sentia incentivada ao ver tantas pessoas conseguir alcançar os seus objetivos. Nunca imaginei que nos bastidores, os participantes estivessem sendo constrangidos pela produção, e sem suporte de algum nutricionista. Se a Kai se sentiu constrangida e ferida, tem mesmo que denunciar.

    Veja bem, não quero dizer que pra perder peso a qualquer custo. Porque isso não funciona.... tenho 30 anos, e vivo lutando contra a balança. Ja adotei dietas mirabolantes, fiz jejum e me recusei a praticar alguma atividade física.
    Estou numa reeducação alimentar ja fazem 2 anos, aliada a musculação e ginastica localizada que faço 2 vezes por semana. Mas não me privo de comer um docinho, uma fritura se eu estiver com vontade, procuro compensar nos outros dias da semana com uma alimentação mais leve e caminhadas. Graças a Deus meu marido me apoia e me ama do jeito que sou. Estou emagrecendo aos poucos, afinal de contas não engordei tudo de uma vez só. Quanto ao que os familiares, conhecidos dizem, não me fere mais. Tenho a minha individualidade, no corpo, coração e alma.

    Só lamento que quando eu era mais jovem, não existia sites, foruns e blogs com garotas que passam ou passaram pelo mesmo que eu.

    Cheguei a pesar 84 kilos, 1,50 de altura e ainda usar calça da Shiros nr 46 com lycra. Hoje estou pesando 65 kilos e usando calça 44 a 42 da Shyros ainda com lycra.

    ResponderExcluir
  7. Eu já nasci gordinha, com quase 5 quilos, era um bebê muito acima dos padrões. Minha mãe passou por mentirosa diversas vezes, pois não acreditavam que eu tivesse a idade que ela dizia, eu sempre era maior que qualquer outro coleguinha. Veio a adolescencia e com ela muita timidez e vergonha do meu peso. Era muito cobrada em família, para que fizesse dieta, perdesse peso. Eu estudava num colegio distante, ia e vinha a pé todos os dias e isso não me fazia perder uma grama. Tive problemas com a menstruação, procurei um ginecologista que aos 16 anos me receitou um remédio para emagrecer, segundo ele, os atrasos eram causados pelo meu excesso de peso. Eu perdi quase 30 quilos em 3 meses e me tornei dependente do remedio, alem de ter dores de estomago e articulações, coisas que nunca tive antes, alem do que o problema original continuava. O médico cortou os remédios e eu quase enlouqueci, muitas dores, insonia, ansiedade... tive de procurar outro medico, um ginecologista já idoso.Quando contei a ele, o que o outro havia prescrito ele se assustou, na minha idade,. a dose que havia sido receitada, era uma bomba. Se eu continuasse a fazer uso, corria sério risco de infarto ou AVC! Fazendo o tratamento com esse médico, ele me ensinou a me aceitar melhor, que eu não era diferente e nem anormal, me fez ver que o peso que eu recuperara com muita rapidez, ia mesmo acontecer, pois emagrecimentos rápidos sem um planejamento de atividades fisicas e reeducação alimentar, levavam ao efeito sanfona e eu me assumi gordinha. Sempre fui saudável, nunca tive problemas, recentemente fui diagnosticada com colesterol alto e ja imaginei que o médico me colocaria numa dieta pesada. Me surpreendi com a endocrinologista, que me mandou apenas fazer exercicios com maior regularidade e diminuir nas frituras, isso resolveria meu caso e a dieta era uma escolha minha, não uma pressão. Segundo ela, corpo bonito e modelado não é sinal de saude e que eu poderia readiquirir niveis normais de colesterol me alimentando melhor e fazendo exercicios. Por experiencia propria, sei que emagrecer rapidamente faz muito mal a saude, desde que adquiri uma rotina de exercicios, perdi alguns quilos e sinto que esse é mesmo o caminho das pedras, se quer perder, que seja um pouco de cada vez!

    ResponderExcluir
  8. Não acho que vale a pena perder a saúde pra perder peso. Mas acho que essa mulher esta errada. Já assisti esse programa, e as pessoas concorrem não somente com o objetivo de emagrecer, concorrem pra ganhar um prêmio. Claro que o objetivo central é incentivar as pessoas a perderem peso, mas não acho que ela tenha sido forçada a permanecer na disputa. Se estava sendo pressionada, se nao estava de acordo com o que estava sendo feito, saisse do programa.
    Ngm é obrigado a permanecer aonde não quer!
    Acho errado criarem um reality show onde os participantes perdem peso na velocidade da luz, sem o menor cuidado. Mas NGM é forçado a participar! Se ela escolheu isso, deve arcar com as consequências.

    Sou gorda, estou LONGE do meu peso ideal e sou MUITISSIMO mais saudavel que uma amiga minha que veste 42 e esta dentro do seu peso ideal. Não acho que saúde esteja ligada ao formato do corpo. Algumas pessoas são naturalmente mais cheinhas que outras, mas isso não quer dizer que sejam menos saudaveis.

    O gordo, o negro, o baixo, o alto, o vesgo... O diferente sempre será taxado de feio e errado. As pessoas seguem e cultuam o que esta na midia, nas revistas, jornais e televisão. E gordo só aparece na tv como o bobo, engraçado ou querendo emagrecer. Enquanto essa visão não mudar, nada vai melhorar.

    Se a moça que participou do programa deseja denuncia-los, ok. Mas EU acho que se eles erraram, ela tbm errou por continuar no programa.

    Bjoooocas!!
    =***

    ResponderExcluir
  9. Bom, o que vale mais? Um gordinho ativo e que se alimenta bem ou um magro sedentário e que não cuida da alimentação? Parece que pra mídia, a segunda opção é a que mais importa. Ser magro, "sarado" o bonitão (ou a gosotosona) não importa o que custe. Acusar blogs como este de fazer apologia à obesidade é ridículo. Tão ridículo quanto quererem impor um padrão único de beleza. Quem está dentro, tem status, mesmo que esta pessoa seje alguém imaturo e ignorante. Quem não se encaixa dentro destes padrões, não importa se este alguém seje inteligente, talentoso e brilhante, será sempre uma "ovelha desgarrada", um fracassado, um "looser". Essa é a nossa sociedade. Ser magro ou "sarado" não significa ser necessariamente livre de doenças. Diabetes, hipertensão e outras doenças que a mídia relaciona à obesidade (e, muitas vezes, somente à obesidade) na verdade podem ocorrer em qualquer pessoa (gorda, magra, alta ou baixa) que não cuida da alimentação, não pratique exercícios físicos, fume ou exagere na bebida (isso sem contar o uso e abuso de outras substâncias lícitas ou não). Atualmente, com 25 anos, tenho 110Kg, 1,80m, índices de colesterol, glicemia e triglicerídeos dentro dos padrões de normalidade. Faço natação 3x por semana, cuido da minha alimentação (evito exageros, mas como de tudo um pouco), não fumo e não exagero na bebida (ah sim, não faço uso de outras drogas lícitas e/ou ilícitas).
    E respondendo a pergunta que fiz, prefiro ser um gordinho saudável do que um magro sedentário.

    Bom, é isso. Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
  10. Emagrecer a qualquer custo é um mercado de 2,1 bilhões de dólares só no Brasil (e em 2002), seja por remédios, dietas, shakes, academias e afins. É de interesse de muitos que isso continue, e uma forma de se manter é através de padrões estabelecidos pelos astros e estrelas de hollywood, apresentadoras de tv, artistas de novela, etc. É importante desde cedo mostrar aos jovens a armadilha e a mensagem subliminar que há por trás disso tudo e, é claro, evitando a neura da "teoria da conspiração".
    Falei, bjs!

    ResponderExcluir
  11. Rodrigo,

    Concordo em genero, grau e número quando vc diz: "E respondendo a pergunta que fiz, prefiro ser um gordinho saudável do que um magro sedentário." É bem por ai a linha de raciocinio resumida.

    No mais sobre a Kai, vou dispensar comentários. Quem assistiu o programa final e a viu "linda e magra, feliz e sorridente" não compra o discurso frustrado dela. Afinal, se estivesse realmente tão insatisfeita, já teria chutado o balde ou demonstrado essa frustração bem antes do ocorrido... Enfim...

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Essas pessoas que vão contra a auto-estima das gordinhas são pessoas vazias que só tem sua magreza para se apoiar, se as gordinhas começarem a tomar espaço (e estamos começando) elas vão perder a unica coisa que elas tem. Por isso se sentem amedrontadas por nós. Sim, tudo isso é preconceito e medo, porque alem de bonitas temos mais conteudo que muitas delas, pois nos forçamos a ser cada vez melhores, ao contrario das magras preconceituosas e futeis(perfeitas aos olhos da sociedade, mas na verdade pessoas vazias).

    Para a midia quanto mais magro melhor. E as pessoas que são fracas de mente, que acreditam em tudo que ouvem , acham que basta ser magra para ser saudavel, e basta estar acima do peso para não ser. GRANDE ENGANO. Essa atitude da midia e da sociedade chega ate a ser perigosa, porque alem das pobres doentes bulemicas e anorexicas que sofrem e ate morrem por culpa dessa doença social do culto a magreza, as pessoas acima do peso se desesperam e sofrem psicologicamente achando que estão doentes.

    O que falta na população é informação e vontade de correr atras desta.

    O que falta tambem, como alguem falou acima, é RESPEITO.

    PS: falo de magras preconceituosas e futeis como sendo aquelas pessoas que acham que só elas tem direito de viver. Não são todas.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails