O blog Poderosas Gordinhas é uma revista eletrônica com conteúdo diversificado sobre Moda, Beleza, Saúde, Comportamento, Opinião, Autoestima, Sexo, Mercado de Trabalho, e outros temas. Um espaço exclusivo para divulgar o talento, beleza e versatilidade das mulheres consideradas fora do "padrão de beleza" ditado pela moda e imposto pela sociedade e mesmo assim, são fantásticas, de bem com a vida e com seu corpo.

Os pilares da autoestima: 4 - Beleza

Entre todos os pilares que estamos conhecendo, eis um que JAMAIS poderemos esquecer, pois ele também faz parte da nossa alma. A beleza verdadeira não está apenas na aparência física.


BELEZA

O segredo é aceitar quem você é, cuidar-se com carinho e ter um olhar generoso para seu corpo e sua história. Parece simples, mas para muitas mulheres a aparência é o ponto vulnerável da autoestima. O psicoterapeuta paulista Marco Antonio De Tommaso, que atende as agências de modelo Elite e L’Equipe, perguntou a 140 modelos que notas dariam, de 0 a 10, para seu rosto e corpo. A média foi 7,2 para o rosto e 6,3 para o corpo. “A esmagadora maioria, 92%, faria plástica se pudesse”, conta o psicólogo. Essa insatisfação, segundo ele, resulta de um padrão de beleza imposto por nossa cultura. Tommaso explica que a beleza pode ser definida de três modos: 1. ser bonita, que tem a ver com os traços do biótipo (formato dos olhos, espessura dos lábios, medidas proporcionais etc.), o que depende de genética e sorte; 2. estar bonita, que demanda produção (ginástica, alimentação, roupas, acessórios etc.), e isso exige nosso empenho; 3. sentir-se bonita, que está ligado à autoestima. Esta última é, segundo ele, a mais importante. “Às vezes, achamos uma pessoa linda, mas, conforme conversamos com ela, seu brilho desaparece. O contrário também acontece: aquela mulher que à primeira vista não chama a atenção vai nos cativando e se tornando extremamente atraente quando a conhecemos um pouco mais”, diz Tommaso. O segredo dela? Uma autoestima imbatível. Para conquistar isso, é preciso libertar-se dos padrões e desenvolver sua identidade estética. “Descubra aquilo que a torna única e aprenda a valorizar seus diferenciais”, aconselha o psicólogo.
[revista Cláudia, julho 2010 - página 87] 

Meu pitaco
"Aceitar-se como somos" ai ai coisa difícil essa hein. Mas acreditem, NÃO É IMPOSSÍVEL. Sei que tem tanta coisa que gostaríamos que fosse diferente, mas isso não nos impede de nos amar como somos (e estamos) hoje. Mudanças são bem vindas e muitas vezes necessárias, mas não podem ser uma condição para a aceitação própria. 

Nossa autoestima está muito ligada à beleza, já que 90% das nossas preocupações está relacionada com a nossa aparência. Exagero? Talvez. Mas muitas mulheres ainda pensam assim: se não arruma namorado, é porque é feia. Se não foi aprovada naquela vaga de emprego, é porque é feia. Se a vendedora a tratou mal na loja, é porque é feia. E por aí vai. Pior que isso, é associar a palvra FEIA ao fato de ser (ou estar) gorda (ou acima do peso). Quem foi que disse que FEIA e GORDA são sinônimos? Por favor, alguém me explique essa relação porque no meu dicionário uma coisa não tem NADA A VER com a outra.

Feio pra mim é deixar de se amar ou se cuidar por causa da opinião alheia. É viver em função do que as outras pessoas pensam ou comentam. Enfim, é deixar de lado o seu verdadeiro eu para se tornar uma pessoa completamente oposta, apenas para agradar quem está à sua volta, esquecendo de agradar quem mais importa, você mesma. Ou seja, nada tem a ver com ser/estar gorda, pois existem muitos magros feios por aí.

Já fui tola o suficiente para acreditar que eu era feia porque havia engordado, e confesso, foi a pior fase da minha vida. Onde eu associava tude de negativo que acontecesse à minha vida, com o fato de eu estar gorda. Perdi anos da minha vida, e lamento por isso. Ao contrário do que algumas pessoas dizem, aparência pode não ser tudo, mas é um grande elemento quando você começa a se cuidar mais e a se olhar como alguém que precisa ser descoberto.

Você acredita na sua beleza? Aliás, já conseguiu identifcá-la? Pode parecer bobagem, mas nem sempre enxergamos nossa real beleza e muitas vezes, precisamos que outras pessoas nos apontem isso. Por exemplo, eu sempre gostei das minhas pernas e da minha boca, acreditava que minha beleza se concentrava nisso. Até que passei a receber elogios do meu olhar, do meu colo (e eu sempre me achei peituda demais, odiava focar meus seios), isso me ajudou a me olhar com outros olhos. 

Passei a ficar horas à frente do espelho, tentando me conhecer melhor e descobri uma beleza que eu jamais havia notado. Não a beleza de uma parte específica do meu corpo, mas do conjuto, de tudo o que sou. Isso sim me ajudou a me aceitar como sou, sem me preocupar com os padrões e estereótipos. Criei minha própria identidade e fiz nascer a mulher que sou hoje.

Experimente você também, comece a olhar detalhadamente a beleza que existe em você.

Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails