O blog Poderosas Gordinhas é uma revista eletrônica com conteúdo diversificado sobre Moda, Beleza, Saúde, Comportamento, Opinião, Autoestima, Sexo, Mercado de Trabalho, e outros temas. Um espaço exclusivo para divulgar o talento, beleza e versatilidade das mulheres consideradas fora do "padrão de beleza" ditado pela moda e imposto pela sociedade e mesmo assim, são fantásticas, de bem com a vida e com seu corpo.

Os pilares da autoestima: 5 - Amigos

Uns são como nossa alma gêmea, outros diferentes ao extremo, uns são eternos companheiros para todas as horas, outros só para casos específicos. Mas o que importa mesmo é a intensidade da relação. Amigos de todos os tipos, todos os jeitos, todos os gostos... amigos, amigos, amigos... é sempre muito bom tê-los por perto.


AMIGOS

Eles confirmam que somos companhias interessantes toda vez que nos chamam para sair. Pelos olhos e comentários dos amigos, lembramos que somos engraçadas, que nosso ombro é valioso... enfim, que somos importantes. Para a psicodramatista Adelsa Cunha, o olhar carinhoso do outro é fundamental para a nossa autoimagem. Quem cultiva essa rede fraterna cria um ambiente propício às trocas afetivas, que fazem florescer o amor-próprio. Sem contar que uma amiga de verdade é um refúgio para as horas de dor, medo, tédio e tudo o que pode abalar nossa fé na vida ou em nós. “A presença solidária dos amigos funciona como um sinal de que merecemos ser amados”, diz Adelsa. Nem sempre nossos confidentes têm respostas para nossos dilemas. “Mas o simples fato de oferecerem atenção produz fôlego novo”, afirma a terapeuta Fátima Cardoso, de São Paulo. E essa via é de mão dupla. Pode notar: quando nos sentimos meio desanimadas, basta uma amiga pedir nossa opinião para nos recompormos e nos distanciarmos de nossos problemas. Isso é bom para as duas. Amigos trazem novas perspectivas, enriquecendo nossa visão do mundo. Ficamos mais interessantes por causa deles. Basta lembrar o cinema, as conversas, as risadas, as viagens e até as brigas que temos com eles. Então, pense duas vezes antes de se fechar em casa quando o ego estiver meio ferido. O recolhimento às vezes é necessário, mas não o isolamento. Partilhar as emoções é um modo de digerir o que nos acontece. E nada como bons amigos para nos consolar ou nos fazer rir dos próprios dramas.
[revista Cláudia, julho 2010 - página 88] 

Meu pitaco
"Quem tem um amigo, encontra um tesouro". Essas palavras não são minhas, são bíblicas, vem de muito antes de pensarmos em existir. E com certeza, é uma das frases mais verdadeiras que já aprendi.

Mas amigo verdadeiro não é aquele que nos apoia em tudo, mas sim aquele que nos mostra o melhor caminho, opina com sinceridade, está ao lado em todas as horas e o melhor, dá bronca quando precisamos. A amizade é um ingrediente importante para a construção da nossa autoestima, pois é ela que reflete com fidelidade tudo aquilo que realmente somos. No decorrer da vida a gente acaba colecionando muitas amizades, algumas vão te acompanhar em etapas, outras serão para a vida toda. 

E mais, tem amigos que até nos ajuda a nos sentir mais bonita, nos fazem criar o hábito de se produzir mais, cuidar mais de si. Lembro com grande alegria de todas as amigas "peruas" que tenho, foram elas que me estimularam a me maquiar mais vezes, a usar mais decotes, a mudar a cor do cabelo, das unhas, a ousar mais. E mais, são elas as responsáveis pelo meu ânimo e esforço por este blog. Quer coisa melhor?

Acredito que, sem bons e verdadeiros amigos, dificilmente construieremos a personalidade que temos hoje.

Bjs

3 comentários:

  1. A matéria sobre 'gorda' é até divertida, mas não dá pra eu me aceitar com quase 100 Kg, quando há 10 anos atrás, pesava 56 Kg e servia de modelo vivo nas aulas de artes da Unesp. Uma depressão, causada pelo aparecimento do Alzheimer na vida da minha mãe transformou-me num monstro, o qual não cabe em roupa alguma; não passeia; não vai a casamentos e aniversários para não expor-se e, assim por diante. Nem ao cinema, onde ninguém me vê eu vou, pq a fila fica no claro. Consegue entender? Já fiz todos od tipos de regime; usei anfetaminas; xenical; sibutramina; dietas de todos os tipos e até homeopatia e... nada. O que me resta então, além de ficar em frente ao PC, mandando msgs jamais respondidas pelo Twitter?

    ResponderExcluir
  2. Oi Gisele!
    Entendo sua decepção, mas não concordo.

    Se quer saber, hoje peso 112kg e na minha adolescência eu pesava 50kg e era a gostosa do colégio. Se sofri com isso? Claro que sim, por muitos anos. Mas isso nunca foi motivo para que eu me escondesse. Ao contrário, me fez criar uma força interior em busca de uma solução. Fiz vários tipos de dietas e nunca consegui emagrecer com eficiência, tomei remédios e até perdi peso, mas recuperei em dobro quando parei de tomar.

    Foi aí que percebi, nunca voltarei a ter o corpo de antes, não de forma saudável e que me deixe realmente feliz. Então, o que fazer? Me esconder dentro de casa e ser infeliz pra sempre? A minha resposta foi NÃOOOO eu não me renderia.

    Passei a prestar atenção naquilo que se destacava em mim, meu sorriso, meu olhar, meu jeito de ser e tratar as pessoas, meu bom humor... descobri que aqui dentro tinha uma pesoa incrível e linda, que só precisava de uma chance para sair. E foi o que fiz, dei uma oportunidade à mim mesma e passei a exteriorizar tudo o que eu era por dentro. Foi aí que minha vida passou a mudar, e eu já estava com 24 anos.

    Mas foi nessa época que comecei a ver que, mesmo gorda, eu tinha uma beleza particular, tinha meu valores. Só precisar realçar isso. Passei a valorizar o que eu tinha de melhor, no meu corpo e na minha personalidade. E acredite, me senti o máximo, uma mulher e tanto, um verdadeiro furacão. Recuperei minha autoestima e voltei a chamar a atenção dos rapazes, isso pra mim foi o máximo.

    Hoje já passei dos 30 e estou muito mais gorda que naquela época, mas me sinto muito mais feliz, bonita, sexy e segura. Sei bem o meu valor, minhas qualidades e tudo o que posso alcançar com a minha determinação e força de vontade.

    Então minha linda, não se esconda. Olhe para si e descubra seu verdadeiro "eu", invista em si mesma, fique linda para você e se ame mais. O resto, é consequência.

    Se quiser falar mais disso, trocar idéias e experiências, me escreva. Ficarei feliz em poder ajudar mais.

    O email para contato é: poderosas.gordinhas@gmail.com

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo plenamente...
    Como todas as gordinhas, eu me escondia demais.
    Há um ano atrs eu cheguei ao ápice do meu peso, 125,5kg. Dei um basta porque estava mal e minha saúde comprometida, mas até então nao me aceitava de todo não. Era feliz, mas não me aceitava!
    Hoje com 15 kg a menos.. me sinto bem e fleiz quando me vejo no espelho... gosto de mim ...

    Mas hoje eu acredito que antes de pensar em qualquer outra coisa vc tem que pensar em você, dar valor e se olhar no espelho sem medo...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails