O blog Poderosas Gordinhas é uma revista eletrônica com conteúdo diversificado sobre Moda, Beleza, Saúde, Comportamento, Opinião, Autoestima, Sexo, Mercado de Trabalho, e outros temas. Um espaço exclusivo para divulgar o talento, beleza e versatilidade das mulheres consideradas fora do "padrão de beleza" ditado pela moda e imposto pela sociedade e mesmo assim, são fantásticas, de bem com a vida e com seu corpo.

Os pilares da autoestima: 7 - Reconhecimento

E por fim, o último, mas não o menos importante dos pilares... sinta-se bem e reconheça suas qualidades, pois a você é a pessoa mais importante da sua vida. 

RECONHECIMENTO

Não dá para negar: uma lustrada no ego é fermento para a autoestima. “Quando o que fazemos é valorizado pelos outros, isso nos fortalece. Vivemos em comunidade, e entender essa interdependência nos torna mais maduros”, afirma a consultora em relações humanas Teresa Campos Salles, da FranklinCovey Brasil, empresa de desenvolvimento pessoal, em São Paulo. Segundo ela, o reconhecimento promove um ciclo virtuoso. “A gente pensa: ‘Faço benfeito, sou reconhecida. Vou tentar fazer melhor para ser reconhecida novamente’. Só não vale ficar dependente de elogios. Nossas ações devem ser aprovadas, antes de tudo, por nossa consciência.” O reconhecimento que revigora é aquele que nos mantém conectadas ao que é importante também para nós, não só para os outros. “Uma excelente vendedora pode se tornar uma gerente de vendas apenas razoável, pois nesse cargo terá outras responsabilidades e será cobrada por elas. É possível que até ganhe mais, mas vai desviar o foco do que gosta de fazer e acabará desmotivada”, explica Teresa. Caso haja um descompasso entre os seus esforços e os resultados obtidos, analise se você está no lugar certo. E se, mesmo recebendo elogios, seu ânimo cai, redobre a atenção. “Pode ser um indício de que estamos nos desligando de nossa essência”, aponta a consultora. Quando o coração apertar, escute-o. Mude rotas se necessário.Tente libertar-se de ideais de sucesso que não são seus e reconheça os próprios desejos. Admirar-se é tão importante quanto ser admirada.
[revista Cláudia, julho 2010 - página 89] 

Meu pitaco

Ser reconhecida, receber elogios, alcançar o patamar desejado, tudo isso é ótimo e dá uma inflada fantástica no ego. Ser reconhecia por algo que você fez é muito bom, faz com que percebamos nosso potencial e nos estimula a melhorar sempre. Porém, fazer o melhor só esperando o reconhecimento das pessoas em volta, torna-se um grande perigo. Não é nada saudável viver em função da aprovação alheia, isso nos torna pessoas carentes e descontentes com nossos próprios resultados.

Costumo dizer que o meu maior objetivo é agradar a mim mesma, sem me preocupar  em agradar o outro acima de qualquer coisa, é isso que me ajuda a crescer e me ensina que,  a cada dia eu posso ser melhor, mesmo que nem todos concordem com isso. 

Pense nisso: suas qualidades, potenciais e determinação, primeiro devem ser notados por você mesma, sem se precoupar com o reconhecimento alheio. É claro que, se isso vem em conjunto, é ótimo, porém, não permita que sua maior motivação  seja a opinião do outro. Deixar de se olhar com piedade e acreditar um pouco mais no "seu taco" vai lhe ajudar a construir mais este pilar, que é o último [segundo essa matéria]. Pois acredito que podemos acrescentrar alguns outros, se exercitarmos todos os sete aqui apresentados. 

Espero quie tenham curtido essa sequência sobre "Os pilares da autoestima", aguardo e-mails e comentários sobre sugestões de novos temas.

Bjs

Um comentário:

  1. Adorei o post! Realmente o reconhecimento deve partir de nós e não dos outros. Bjos Alcita!!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails