O blog Poderosas Gordinhas é uma revista eletrônica com conteúdo diversificado sobre Moda, Beleza, Saúde, Comportamento, Opinião, Autoestima, Sexo, Mercado de Trabalho, e outros temas. Um espaço exclusivo para divulgar o talento, beleza e versatilidade das mulheres consideradas fora do "padrão de beleza" ditado pela moda e imposto pela sociedade e mesmo assim, são fantásticas, de bem com a vida e com seu corpo.

Sou gorda... e feliz!

Ontem recebi um comentário no twitter que dizia assim: "Não sei como você consegue ser feliz, eu já tentei, mas o tempo todo meus pais e irmãos me chamam de gorda". De uma garota que acompanha o blog, e que ainda passa por um processo de aceitação do próprio corpo. Isso me tocou muito, pois já passei por situações como essa, e me motivou a criar o post de hoje.

É claro que toda (ou quase toda) gordinha passa por situações assim, onde amigos e familiares a chamam de gorda, dona redonda, fofa, ou coisa parecida. E isso nos deixa profundamente irritadas, magoadas e completamente desmotivadas. Porém, não acho justo que uma simples palavrinha derrube minha autoestima e me faça sentir infeliz. Sempre procurei driblar este tipo de atitude, e quando li o trecho abaixo num livro, me senti ainda mais resistente à este tipo de provocação. Espero que tenha o mesmo efeito à quem ler agora:

"Começo contando a uma amiga, a um colega de trabalho ou a um conhecido que estou escrevendo um livro chamado Segredos da gordinha feliz. Ele ou ela geralmente me olha da cabeça aos pés enquanto escolhe bem as palavras: "Mas, Wendy, não acho que você seja..." (aqui há uma pequena pausa, porque é difiícil dizer aquela palavra) "...gorda".

Eu sei, meu amor, mas é só porque você acha que gorda é sinônimo de horrível. Para você, gorda significa "perdedora", "deplorável", "repulsiva" e "incorrigível". Nenhuma dessas palavras descreve a minha pessoa. Estou aqui para lhe dizer que "gorda" é uma palavra. É um adjetivo. Assim como "alta", "morena", "feminina", "judia" ou "inteligente", adjetivos que também servem para me descrever. De acordo com todos os padrões - os da sociedade, do prontuário médico, da arara de roupas nas lojas e de meus próprios ideais -, eu sou definitivamente gorda. Portanto, vá em frente e comece a me ver assim. "Gorda". (...) 

"Gorda" é a palavra que uso para me descrever fisicamente, sem nenhum escrúpulo. Quanto mais a repito, mais me sinto à vontade e menos força ela tem de me magoar quando alguém a usa como um insulto. Quando falo de mim para as pessoas, gosto de dizer que sou gorda, embora isso normalmente as deixe aterrorizadas. Não sei o que elas imaginam - talvez uma daquelas pessoas que precisam se arrancadas de dentro de casa com uma empilhadeira. Já disse essa palavra tantas vezes que ela realmente não me incomoda mais. A palavra não me aborrece, mas dispenso suas associações. Qual é a pior coisa que alguém poderia me dizer? "Você é gorda"? Não, isso eu acabei de dizer. (...)

"Mas, Wendy", diz a minha pobre e inocente amiga/parente/vítima, "já que 'gorda' é uma palavra tão forte, não há outra que você possa usar?" Claro que há. Eu poderia usar "acima do peso", "tamanho grande", "curvilínea" ou milhares de outras, e eu as uso. Mas por que não me chamar da forma como me vejo? A palavra de que gosto mais, e a que melhor descreve meu corpo, é "gorda". O contrário de magra. Gosto dela. É curta, doce e surpreendentemente compacta."

Trecho do livro "Segredos da Gordinha Feliz"
Wendy Shanker
Editora Verus

E se algum dia você quiser deixar alguém constrangido por te chamar de GORDA, tente responder assim:

_ Puxa! Você acha mesmo? Finalmente alguém pra concordar comigo.
_ Gorda eu? Ah é, sou mesmo, sabe que às vezes até me esqueço disso.
_ Gorda pode emagrecer, mas quem é feio...
_ Gorda? Jura?! Puxa, se você não fala ninguém notaria. Incrível descoberta.
_ Poxa isso já está tão batido... até eu já cansei de me chamar de gorda. Porque não aprende outras palavras? Deveria ler mais.

_ Sim, sou gorda. E sou feliz por me aceitar assim. E você, pode dizer o mesmo? 

Ou seja, mostre às pessoas que "gorda" é apenas uma palavra e que ela não tem poder algum sobre a sua pessoa ou autoestima. Tenha certeza, o comportamento dessas pessoas mudarão com o tempo.

Beijos e sejam felizes, gordas ou não.

19 comentários:

  1. Oie..
    Adorei o texto... é o máximo!!!
    Eu sou gorda e assim serei, mesmo que emagreça, minha alma sempre será gorda!

    Passei ele pro meu blog (com os devidos créditos, claro!), dando minha opinião sobre o fato..


    Espero tua visitinha lá...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto, quase até chorei...
    Pq ser gorda não é fácil diante de uma sociedade q tem olhos magros...
    E ser feliz diante disso é mto complicado!..
    Mas agora lendo isso vejo q ser gorda é uma qualidade..E não um defeito!..

    Obrigada!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Nossa amei o post, é isso mesmo, valorizar o que temos de melhor. E que os incomodados que se mudem. Amei também as respostas pra quando nos chamarem de gorda. Em maio ouvi uma destas. Na porta da igreja onde meu cunhado ia casar, a mãe da outra cunhada, que não se dá comigo, virou pra mim, eu toda trabalhada no vestidão longo, pois ia ser madrinha também, virou e me disse na cara, nossa como você tá gorda. Eu respondi isso mesmo, ah é tô sim, é que em casa junto com o meu filho como tantas besteiras com ele, mas sabe que estou tão feliz assim, melhor do que quando era magrela e feia. Detalhe, a dita pessoa também é gordinha, todas irmãs dela também são,a filha mais nova está maior que eu e a mais velha, a cunhada que não me dou, era obesa e fez a operação de estômago, está magerríma e toda doente, pois não come mais nada. Resultado, sou feliz assim, eu crescia assim, e pronto, se meu marido é gordinho, e não fala nada contra, faz é gostar, então dá licença pra eu ser feliz. Bjos e amo o blog.

    ResponderExcluir
  4. Nossa senhora! Esse texto é a minha cara Alci!
    =))
    Adorei...acontece exatamente assim comigo.
    Eu falou que sou gorda, ai as pessoas me olham e falam: "mas você não é gorda. vc é alta, sua gordura é distribuída.."
    Imediatamente eu respondo: "não, ainda assim eu sou gorda! e adoro ser assim!!"
    hehehehehe
    Sou uma gorda feliz!
    Por falar nisso, me deu até vontade de comer pipoca e brigadeiro...huuuummmmm
    hahahahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Adorei!!!!!!
    Se sabe que nunca liguei muito pra isso. Nunca deixei de fazer nada, nem arrumar namorados por ser gorda, pelo contrário sempre me dei muito bem nessa parte rsrsrs
    Quando me chamam de gorda eu simplesmente respondo "isso eu já sei, me diz agora o que interessa" ou então "mas ainda com esse papinho de gorda" as pessoas ficam sem graça sabe, é muito legal ver a cara de pastel rsrs
    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Que POST MARAVILHOSOOOOOOOOOOOO!
    Um dia eu acho que comentei contigo no twitter que tenho receio da palavra gorda lembra?
    Eu sofri muitoooo com meus pais e meu irmão e estou aprendendo com vc que ser gorda é a coisa mais natural do mundo.
    Vou postar no meu blog, com os créditos devidos, claro.
    O livro vou comprar essa semana.
    Muito obrigada pela ajuda.
    Bjosssss

    ResponderExcluir
  8. Amei o post....sou gorda, gordinha, fofa, fofinha...e muito bem resolvida com isso...me amo assim como sou...se alguém falar(chingando) "GORDA" a primeira coisa que me vem a cabeça é "que pessoa ignorante será que não sabe falar outra coisa".
    Pg pra mim a palavra GORDA não é ofença, eu sou Gorda,sim e muito feliz ....
    Vou colocar o texto no meu blog (com os devidos créditos), acho que textos como esse devem ser passados para quantas pessoas vc conseguir, pois existe muita gente gorda e magra que precisa ler ....
    Bjs Tinna ...
    P.S.: Adoro o blog !!

    ResponderExcluir
  9. Além de super bacana é engraçado. Adorei.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. OI ALCIONE
    ME DIVERTI LENDO SEU POST...BEIJOS,LIRIA

    ResponderExcluir
  11. Seus posts são maravilhosos! obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Adorei o seu texto,as gordinhas devem se aceitar mesmo.nós não somos diferentes de ninguem!ja fikei muitas vezes trancada no quarto tentando me aceitar e hoje consegui e sou muito feliz!ameeeeeeeei!

    ResponderExcluir
  13. a procura de uma resposta para umas meninas que me chamam de porca gorda encontrei este blog, foi a melhor coisa que poderia ter me acontecido.
    estou gorda sim, sei que posso emagrecer, mas me doeu muito.
    o que me conforta é que sou gorda, inteligente, bonita, bem sucedida e isso é muito melhor do que ser uma magra, burra que só malha o dia inteiro, não tem cultura e não consegue um emprego por não ter capacidade.

    ResponderExcluir
  14. Menina... Ja sentiu uma mistura de emoções invadindo sua alma? Alegria, gratidão.. tanta coisa junto!
    Amiga querida, adorei o post todo e com certeza a lista de respostas é das melhores... tenho mais sugestões...Te mando depois!

    Beijos Linda!

    Dayane

    ResponderExcluir
  15. OI
    Seu post é a verdade diária.Mas descobri que o maior preconceito está em nós mesmas,que não enxergamos que sim,é possível ser amada,desejada sendo gorda.Achamos que só quando emagrecermos vamos ser feliz,e isso é um erro.A net me ajudou a perceber como existem homens que se excitam com uma mulher como eu e me fez acordar desse pensamento coletivo que a mídia impõe.
    Parabéns por nos ajudar a divulgar isso!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  16. Nossa quanto me fez bem todas as suas palavras quanto os comentários é bom saber que nesta sociedade medíocre que vivemos podemos vê assuntos que interessam a nos, obrigado por levantar min ha auto-estima hoje estava precisando!!! BJOS

    ResponderExcluir
  17. Oi Adorei seu blog, estou me preparando pra ir de férias na minha terra natal, tambem me preparando psicologicamente pra ter que dar uma resposta a cada 2 pessoa que olha pra mim e diz " mas mulher ada vez que voce vem está mais gorda", é muito dificil pra mim dar a resposta, as vezes tenho tanta depressao que acaba estragando minhas férias. Infelizmente nao consigo emagrecer, as vezes fico tao fruistrada que tenho até fome... :(

    ResponderExcluir
  18. Esqueceram de dizer o nome da autora. É de Alcione Ribeiro. Estou me referindo ao início, porque, claro está o restante é do livro Gordinha Feliz.

    ResponderExcluir
  19. A auto estima é tudo! Amei o texto, a opinião, voce!
    otimo final de semana, bjim, Dé@
    http://deabrasilcabelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails