O blog Poderosas Gordinhas é uma revista eletrônica com conteúdo diversificado sobre Moda, Beleza, Saúde, Comportamento, Opinião, Autoestima, Sexo, Mercado de Trabalho, e outros temas. Um espaço exclusivo para divulgar o talento, beleza e versatilidade das mulheres consideradas fora do "padrão de beleza" ditado pela moda e imposto pela sociedade e mesmo assim, são fantásticas, de bem com a vida e com seu corpo.

Império dos Sapatos: Clogs

Clogs em moda após duas décadas
por Vivi Oliveira

Uma das primeiras ondas dos clogs surgiu na década de 70, quando os mesmos recebiam nome de tamanco. Falo como uma das primeiras, pois da Holanda, há séculos atrás eram usados pela população camponesa, os nossos famosos “caipiras”. Naquela época eram feitos de madeira, pontudos e com solado mais plano que os atuais, usados pelo mundo da moda. Não se enganem eles são famosamente antigos, usados também no oriente e por povos árabes, mas ainda sob o nome de tamancos.


Na década de 90 eles ressurgem com um nome a parte, as babuches, porém logo caem em desuso e são considerados pela grande parte, fashion da população, como bregas e de mau gosto. Contudo como no universo da moda nada é eterno ou inviável, neste ano eles reapareceram sob o nome de clog e foram introduzidos às passarelas nada mais nada menos que nos desfiles de verão da famosa marca Chanel. Nem é preciso citar que desde então tornaram se acessório fundamental no armário das mulheres antenadas. Após a Chanel outras grifes se rendaram aos clogs, tais como: Miu Miu, Prada, Louis Vuitton, Alexander Wang e Fendi.

Na sua  maioria são feitos de couro e madeira, porém há outras combinações que levam bordados quando confeccionados em jeans ou outro material. O salto também é diverso, varia na altura e espessura sendo que alguns usam a versão Anabela. Cá pra nós, apesar dos Anabela serem confortáveis, não os acho muito elegantes. Existem ainda modelos de clogs  no estilo peep toe ou fechado total, o marcante mesmo são as tachas e a madeira quase sempre presente.


Como tudo que vira moda gera um certo conflito de idéias, com eles não foi diferente. Há os que torcem o nariz por os acharem grosseiros e desatualizados, outros por sua vez aderiram a “moda” e possuem mais de um. Eu, particularmente, acredito que não passa de uma chuva de verão, porém como penso que mais importante que usar o que todos usam é usar aquilo que nos faz sentir bem, com bom senso, evidentemente, digo hoje que até gosto dos tais tamanquinhos com nome mais sofisticado (risos).

Não há como negar, os bichinhos são versáteis, caem bem no visual casual, um shorts jeans, por exemplo, como também quando usados com um vestido longo ou curto, remetendo a um ar mais romântico e delicado. O look folk combina demais com os clogs, sejam as franjas das bolsas as calças skinny, o que não exclui as famosas e voluptuosas pantalonas, que dão um ar de liberdade e conforto às mulheres, ainda mais neste calor tropical que vivemos.


O verão promete trazê- los com tudo, resta saber se eles perdurarão após a onda quente que nos assolará. Uma coisa não há como negar, os clogs são democráticos e quando usados adequadamente ou com estilo, promovem um efeito bem bacana. A democracia também se aplica a seus valores, pois são encontrados tanto em lojas populares quanto em lojas de grife. Logo, divirtam se mulheres.

Bjs e até a próxima!


2 comentários:

  1. Muito legal a matéria, adorei!
    Mais eu não sou fã dos clogs, acho que eles pesam no visual, sou mais as sapatilhas que estão em alta e os lindos peep toes.
    Beijinhuxx S2

    ResponderExcluir
  2. Amei o post mas tbm não sou fã de clogs...
    Acho que sou ate meio hippie...adoro sandalias ,rasteirinhas...td leve!!

    Beijoos
    Tem sorteio no blog
    http://meninacajuina.blogspot.com/
    @Nanazudah

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails