O blog Poderosas Gordinhas é uma revista eletrônica com conteúdo diversificado sobre Moda, Beleza, Saúde, Comportamento, Opinião, Autoestima, Sexo, Mercado de Trabalho, e outros temas. Um espaço exclusivo para divulgar o talento, beleza e versatilidade das mulheres consideradas fora do "padrão de beleza" ditado pela moda e imposto pela sociedade e mesmo assim, são fantásticas, de bem com a vida e com seu corpo.

Anúncios que influenciam a autoestima. Será?

Recentemente li uma matéria sobre autoestima onde um estudo realizado na Holanda afirma que mulheres que estão acima do peso podem desabar ao ver imagens de modelos em revistas (magras ou não). Segundo o estudo isso ocorre porque a mulher acima do peso se frusta ao idealizar um tipo de corpo ou aparência que gostaria de ter e não alcança.


Mulheres consideradas magras (de acordo com com índice de massa corporal) também foram avaliadas e, ao contrário das gordinhas, têm a sua autoestima elevada diante de das mesmas imagens. Curioso isso, não?

Para ler a matéria da íntergra, clique AQUI.

Meu pitaco:

Bom, sempre fico com um pé atrás com essas pesquisas, principalmente quando elas são realizadas em países com cultura e costumos completamente diferentes do Brasil. Neste caso, na Holanda.

A forma como encaramos determinados fatores diferem muito de uma cultura para outras. Até onde sei, as holandesas não são muito ligadas à moda ou vaidades, e talvez isso influencie quando observam essas imagens de modelos. Pode ser que tentam se projetar nessas imagens e como não conseguem, se frustam. 

Enfim, acho que todo estudo e pesquisa é válido, mas não pode ser generalizado. É impossível avaliar mulheres brasileiras com base no comportamento de mulheres de outros países. Acredito sim que as imagens de modelos em anúncios e propagandas influenciam no comportamento de nós mulheres, seja de forma positiva ou não, mas isso não determina o índice de autoestima de uma pessoa.

E você, o que pensa sobre isso? Concorda com o fato de que sua autoestima é afetada quando observa imagens de modelos?

Quero saber tudinho!


9 comentários:

  1. Olha, sempre gostei de moda, sempre fui rodeada por revistas de moda e não( meu pai trabalhava numa editora)e nunca me senti frustrada por não estar igual a uma modelo. Pode até ser que alguém fique muito chateada por fazer uma dieta, e não alcançar os resultados sonhados. Mas dizer q eu vou ficar muito chateada por ua imagem?! Só se essa imagem for de extremo mau gosto. Fora isso, eu não me abalo não.

    Eu adoro o blog, viu?!

    Bjoks

    http://mellnasgon.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Hj em dia pra mim é chato ver e não poder usar o que esta na moda,mesmo com muitas lojas com tamanho GG ainda não rola pro meu padrão !!!
    De resto fico imaginando sim se fosse mais magra ,mas nada que interfira negativamente na minha vida!!

    Falei no meu blog sobre vaidade onde uma amiga perdeu seu bebe co medo de engordar e então não se alimentou o suficiente...então disse :
    -De quem é a culpa disso ?!!! Das celebridades que estampam capas de revista de moda ou de quem se deixa levar por elas ??

    temos que parar e refletir

    ResponderExcluir
  3. Não concordo muito não, ja to tao acostumada com determinada modelos altamente secas que nao me abalam maiss...
    Minha vida nao posso viver em função do que as outras pessoas vive.
    ameii a materiaaa
    Beijos das Irmas
    http://irmasgg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Bom, eu acho que afeta,sim,a autoestima de uma gordinha uma modelo bonitona em uma revista. Mas acredito qeu isso ocorra pois aquela modelo representa um padrão de beleza e elstá lá para reafirmar e deixar claro que uma GG não faz parte dele. Acredito que no sentido da exclusão tenha a ver com a autoestima.
    Ah, e é isso que não devemos deixar acontecer,hein,mulherada!!!

    Adorei seu blog!!
    Beijos da mais nova seguidora!!

    Tainá

    ResponderExcluir
  5. Oi, lady!
    Adorei seu blog...
    Assuntinho polêmico esse, hein =/
    A mim me abala sim, ver que a moda vai por um caminho e eu não me encaixo no padrão.
    É bem o que a Nana comentou aí em cima, a moda não é feita para todas.
    Mas acredito que isso seja bobagem nossa!
    Porque afinal de contas, todas somos diferentes!
    E esse padrão é ilusão, não é a maioria no Brasil.
    Beijinhosssss

    ResponderExcluir
  6. Imagem não é tudo ,abalar não abala mais me irrita o fato de fazerem uma roupa linda para uma magra e sei que aquela roupa ficaria linda em uma gordinha só que não produzem para as gordinhas ,isso que é discriminação ...poxa a mulher esta no mercado de trabalho e ja conseguiu tantas consquistas agora esta na hora da mulher ser dona de seu corpo sem esse negocio de escravidão ,porque obrigar uma mulher a ser magra quando ela nasceu gordinha isso é contra a natureza ,é violencia contra a mulher ,as proprias mulheres tem que se libertar e verem que são lindas do geito que são pelo simples fato de serem mulheres,não importa se é gordinha ,gorda ou gordona são umas mulheres lindas!E quando uma gordinha se produz ela fica linda!

    ResponderExcluir
  7. Eu não concordo com isso não, não gosto de ser excessivamente gorda mas também não acho bonito essas modelos de corpos extremamente secos, sem formas e sem curvas. Invejo muito mais a Juliana Paes do que a Gisele Büdchen. Excesso de magreza me parece doença. Não acho legal não, e juro que não é despeito!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Quem segue "modinha" é totalmente influenciável. Eu faço minha moda. E diria a mesma coisa se fosse gordinha. AMO GORDINHAS, na minha família tinha e tem várias, conheço bem esse mundo de gordinhas, suas neuras, suas alegrias e tristezas. (agora sim, a postagem foi correta)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails