O blog Poderosas Gordinhas é uma revista eletrônica com conteúdo diversificado sobre Moda, Beleza, Saúde, Comportamento, Opinião, Autoestima, Sexo, Mercado de Trabalho, e outros temas. Um espaço exclusivo para divulgar o talento, beleza e versatilidade das mulheres consideradas fora do "padrão de beleza" ditado pela moda e imposto pela sociedade e mesmo assim, são fantásticas, de bem com a vida e com seu corpo.

Gordinha sim, e daí?!



Quem aqui nunca se deparou em frente ao espelho, enquanto se veste para sair, avaliando milimetricamente o tamanho da barriga e culotes, torce o nariz com o volume das pernas e compara com o corpo perfeito da modelo da capa da revista? Não satisfeita, reclama do tamanho e formato dos seios e bumbum, se desespera com os buraquinhos da celulite. E finalmente chega num resultado no mínimos condenatório: "Tenho que emagrecer".

Pois é, todas nós, mulheres normais e reais, com certeza já passamos por uma situação como essa, ou no mínimo, bem parecida. É o tal do estereótipo perfeito que impregna a visão da sociedade que impõe uma ditdura uma padrão de beleza irreal e inatingível. Isso mesmo, INATINGÍVEL, com todas as letras garrafais possíveis.

Quantas vezes nos deparamos literalmente babando nas belíssimas fotos das celebridades exibindo um corpo perfeito, contato suas dietas "mágicas" e como emagreceram 10 ou 20 kg em apenas 15 dias, sei lá. A gente fica de queixo caído, acreditamos em quase tudo que está escrito ali e, ao fechar a revista só pensa numa coisa: "Eu também consigo, vou ter esse corpinho à todo custo". Acreditando que, para ter aquele corpo das fotos de revista basta apenas força de vontade.

O que muitas vezes esquecemos é que, cada pessoa é única, com um biotipo específico, com um metabolismo impar. Ou seja, cada um tem um processo de redução de pesos e medidas diferente e que nem sempre a dieta que funcionou um, funcionará para o outro. Fora isso, temos a nossa estrutura óssea, que é específica para cada formato de corpo, e que por mais que você emagreça, nunca conseguirá reduzir o peso dos seus ossos. Então, nem sempre emagrecimento é sinônimo de perca de peso.

Bom, fora isso, para se ter um corpinho perfeito como o da modelo na capa da revista, você precisará de muitos e muitos tratamentos estéticos e até cirúrgicos (sim, não se iluda quando elas dizem que nunca fizeram nada disso, é pura lenda). E para finalizar, você precisará de um excelente arte-finalista, isso mesmo, um expert no assunto "retoque de imagens", para dar aquele toque de perfeição que todo mundo acredita que foi dado por Deus, mas não, é puro Photoshop. Ou você acha que todas elas são lindas e exuberantes demais para ter um buraquinho se quer de celulite?

Mas isso você já sabe né, não somos mais tão ingênuas como antes. E antes que digam que isso é uma apologia à gordura, aviso que, quis escrever isso hoje porque é triste saber que mesmo depois de tantos alertas sobre a ditadura da beleza irreal, muitas mulheres ainda sofrem distúrbios alimentares, cometem o absurdo de passar dias à base de alface e água, violentando não só o seu corpo e sua saúde, mas também a sua mente e sua auto-estima.


Este não é apenas um sinal de alerta, mas também um grito de apoio à luta contra o preconceito com as pessoas em sobre-peso. Falo aqui pelas mulheres, mas tenho visto que muitos homens também passam por isso e são vítimas de opiniões distorcidas, que associam os gordinhos/gordinhas à falta de saúde ou cuidado com o corpo.



Ser gordo não é uma aberração, assim como ser careca, negro, ter sardas e outras coisas não são. O peso do corpo não pode ser sinônimo de falta de cuidados ou de amor próprio. Não somos sinônimos de piada ou motivos de gozação.

Somos pessoas normais e reais, com sonhos, desejos e sentimentos como qualquer outra pessoa. E não estamos pedindo uma cota na sociedade, mas apenas conquistando da melhor forma um espaço que já é nosso por direito.

Por isso que sempre que alguém torce o nariz quando me olha de cima a baixo logo digo: "Sou gordinha sim, e daí?" Pronto, falei.



E aí, qual sua opinão? Comente!

16 comentários:

  1. É ISSO MESMO AMIGA...ESSAS FOTOS DE REVISTA...PURO PHOTOSHOP PRA EMAGRECER...SOMOS LINDAS ...GORDINHAS E REAIS ...BEIJOS,

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog, somos mulheres sem photoshop. Passei a te acompanhar, beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá. Achei o blog hoje, por acaso. Estou 15 kg acima do meu peso, e vou dizer francamente : não consigo achar isso bom. Acho que no fundo, mesmo as mais otimistas ou conformadas, que se " aceitam" não escolheriam ser gorda. Simplesmente porque ninguém GOSTA de ser gorda. As pessoas no máximo se aceitam assim. Mas daí a gostar? Você já viu alguma magra engordando de propósito porque ser gorda é bom??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris... Eu já vi sim, tenho muitas amigas magrinhas que fazem muita coisa pra engorda desde comer muito até toma algum remédio. Eu sou gordinha e sinceramente se eu pudesse escolher em ser ou não eu escolheria não ser mais não por ser feio ou algo do tipo e sim por causa da minha saúde.
      -
      Amei o blog, parabéns \Õ/
      beijos ;*

      Excluir
  4. Cristina,

    Não sei se notou, mas o ser humano é um ser insatisfeito, mulher principalmente. Por mais linda e perfeita que seja, sempre haverá algo que ela queira mudar. Um grande exemplo é a jornalista que faleceu essa semana durante uma lipo, meu Deus, onde aquela moça era gorda? O fato de se gostar minha amiga não está na proporção do seu corpo, mas sim no seu interior.

    Se você não passar a se amar HOJE, de nada adiantará emagrecer, pois continuará sendo amarga e sem gostar de si mesma.

    Você já parou p/ conversar com um deficiente visual ou um paraplégico? Tenho certeza que nenhum deles gostariam de ser como são, se pudessem escolher, mas nem por isso deixaram de viver intensamente e se amarem como são. Não é o meu porte físico que definirá o grau da minha felicidade, mas sim a forma que eu escolhi viver.

    Muitas mulheres estão deixando de lado a propria personalidade para se tornarem escravas dos padrões absurdos de beleza. São plásticas e plásticas que a transformam e deformam, e em muitos casos, deixam de ser elas mesmas. E eu lhe pergunto, pra quê? A quem vc quer agradar, a si mesma ou à sociedade preconceituosa?

    Bom, fiz a minha escolha. Quero ser feliz e bonita para mim, não espero que me amem pelo o que meu corpo é, mas sim pela pessoa que sou.

    Pense nisso.

    ResponderExcluir
  5. AMEI O POST, OS VESTIDOS. E PRINCIPALMENTE SEU COMENTÁRIO ALCIONE. É ISSO MESMO TEMOS QUE SER LINDAS NO CORAÇÃO. TEM GENTE QUE VOCÊ VÊ POR FORA É LINDA, MAS DE TÃO AMARGA COM A VIDA SE TORNA FEIA.
    PORQUE NÃO A BELEZA QUE RESISTA Á UM CORAÇÃO AMARGO E SEM AMOR POR SI MESMA E PELO PRÓXIMO.
    BEIJOS E AMO SEU BLOG
    LIRIA

    ResponderExcluir
  6. Falou tudo: INTANGIVEIS!!

    As garotas das revistas tem dinheiro (sim, dinheiro É sinonimo de beleza)...personal trainner, 3 ou mais hrs livres por dia para malhar, nutricionista pendurado no pescoço,lipos, cirurgia plastica, photoshop, etc etc etc...

    Muitas de nós, mulheres normais da sociedade, passamos 9 hrs por dia trabalhando, passamos 3, 4 hrs por dia dentro de um transporte publico ou no transito, + faculdade, + deveres do lar, + estudo, + cursos, + um monte de deveres, + pouco VR para comermos bem (e comida saudavel é SEMPRE mais cara)...dormimos pouco, nao sobra dinheiro para quase nada no final do mês, nao temos TEMPO!!!! resumindo, é impossivel ter a vida que elas tem. Mas a sociedade enxerga isso? naaao, é mais facil criticar. Os parentes te vêm uma x por ano e falam antes de qualquer coisa: nossa como vc engordou! mas te perguntam o ritmo da sua vida? que isso!!!!
    Temos que mudar isso!! o mundo também é nosso. Chega de preconceito!!!

    ResponderExcluir
  7. apoiado! E eu adorei todas as materias, estol seguindo! *-*

    ResponderExcluir
  8. temos que nos aceitar,como somos para que as pessoas possam nos aceitar tbem ,vamos ser felizes!!!!minha gente kkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Muito legal o seu post!!
    Estou meio revoltada hoje porque li em um daqueles blogs masculinos (onde os meninos de nerds de 14 anos que passam a vida jogando vide-game escrevem) sobre a opinião masculina sobre as gordinhas.
    Um dos muitos comentários bizarros era "não gosto de gordinhas, porque parece que elas não tem disciplina"
    DISCIPLINA É VIVER DE ÁGUA E ALFACE TENTANDO AGRADAR OUTRAS PESSOAS???!!! o.O Momento de revolta
    Aih os homens dizem "mas se eu andar até o trabalho eu emagreço" (bosta de metabolismo masculino!!! É diferente!! Eles não foram feitos para acumularem reservas para ter bebês!!
    Passei 3 meses andando 5 km e almoçando (é...só almoçando porque eu trabalhava mto e não dava tempo - e pouca comida!) e não...eu não emagreci o.O
    Aih vem um verme desses dizer que nós somos gordinhas por falta de disciplina e eu fico putaaaa!!!
    Ok...passou...
    soh abrindo o coração!
    Amei o post =D

    ResponderExcluir
  10. Sabe o que eu acho mais interessante, nos homens... é que eles gostam das magras e se relacionam com as gordinhas. Quando eu casei estava no auge dos meus 50 kg, 1,55 de altura, bem normalzinha. Com problema na tireoide, engordei 20 kg, peito e bunda cresceram e meu esposo continua me tratando como se eu fosse a mais linda das mulheres. Claro que tem dia que eu acordo e me acho o mostro do lago ness,nao é facil um dia estar magra e no outro se dar conta que está muito acima do seu peso mas ele me acha linda todos os dias, com todas as minhas gordurinhas extras, estrias e celulites. E nao só ele, com 20 kg a mais sou muito mais paquerada e elogiada do que quando era magra. A beleza está nos olhos de quem a vê. Gosto do que sou e do que eu vejo no espelho, porque sei que hoje essa é a minha condição e quem me aceita assim são realmente as pessoas que me amam e querem bem de verdade. A beleza é um estado de espirito.

    ResponderExcluir
  11. Sobre o comentário da Cristina, 28 de janeiro de 2010, acho que quem sempre foi magrinha é difícil realmente se aceitar gordinha, simplesmente por ela ter este preconceito aos gordinhos dentro de si desde cedo, a mídia conta muito, mas daí a achar que não podemos nos gostar , amar, sempre fui gordinha , sou bonita, feliz e muito alegre, se emagreço parece que perco um pouco de minha alegria, então sinceramente gosto mesmo é de ser gordinha.

    ResponderExcluir
  12. olha me desculpem eu sei bem que nao tao fazendo apologiaa gordura,mais eu fui humilhada desde de pequenadesde dos meus 12 anos quandocomecei a engordar ai fiz tratamento e graças a deus emagreci de que casei apos o nascimento da minha filha engordei,e ai foi dificil de emagercer nao consigo mais ja to fora dos meus padroes de peso e isso acabou com meu casamento e ta acabando com minha vida,nao sei se vou conseguir.

    ResponderExcluir
  13. eu não consigo imaginar como uma pessoa gorda pode ser feliz,todos qndo encontram uma pessoa gorda,a 1 coisa ki fala é...vc precisa emagrecer!...nossa,como vc tá gorda!...em todo lugar ki vc vai sempre tem alguém olhando p vc,com preconceito,não tem roupa bonita p gordo,imagina vc indo numa festa aonde só tem magros e só vc gorda...é vergonha d +,homem tem vergonha de mulher gorda...na praia então...aff...se podesse não saia de casa!

    ResponderExcluir
  14. Cheguei agora e estou adorando o blog, tive filho faz um ano e não consigo perder os quilos conquistados na gravides... "conquistados" pq ser mãe é uma dádiva.
    Sinto que a qualquer momento vai ter que se criar um Estátuto do Gordo, como se fez com crianças, adolescentes e idosos pq simplesmente falta educação.
    Abaixo a GORDOFOBIA, já.

    ResponderExcluir
  15. Ameeei o blog visite o meu bewomanclassic.bolgspot.com
    eu acho que não temos nada de que ter vergonha! Nos somos PODEROSAS

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails