O blog Poderosas Gordinhas é uma revista eletrônica com conteúdo diversificado sobre Moda, Beleza, Saúde, Comportamento, Opinião, Autoestima, Sexo, Mercado de Trabalho, e outros temas. Um espaço exclusivo para divulgar o talento, beleza e versatilidade das mulheres consideradas fora do "padrão de beleza" ditado pela moda e imposto pela sociedade e mesmo assim, são fantásticas, de bem com a vida e com seu corpo.

Proibição do "culto ao corpo"

Nessa última quinta-feira, 7, o Parlamento da Espanha aprovou uma lei que proíbe a veiculação na TV de qualquer campanha que "exalte o culto ao corpo" e que desperte, de alguma forma, a discriminação a respeito de peso, forma física ou outros padrões estéticos.

A medida tem o objetivo de afastar esse tipo de publicidade do horário protegido para os menores de idade. Além disso, o governo também acredita que a proibição dos anúncios pode colaborar para a redução de transtornos alimentares - como bulimia e anorexia, por exemplo - e neutralizar um pouco a busca por um padrão inalcançável de beleza.

Sendo assim, comerciais de tratamentos de beleza, de produtos que ajudam a emagrecer e de outras alternativas que prometem ser a solução para a conquista de corpos perfeitos e invejáveis estão vetados da programação noturna das televisões espanholas.


Na Espanha já está em vigor uma outra lei que restringe todos os anúncios de cigarros, álcool, pornografia e jogos de azar e também a exibição de séries e filmes com cenas de violências para a faixa de horário entre 22h e 6h.

Fonte: BBC

[meus parênteses]

A lei é um tanto polêmica e rigorasa (tenho dó dos publicitários espanhóis), mas é uma forma de dizer à todos que o estereótipo do corpo perfeito que a mídia nos impõe é completamente surreal, que 90% da população não consegue alcançar o tal "padrão de beleza".

Na minha opinião, as mulheres são as mais atingidas por este tipo de super-exposição do "corpo perfeito" e cada dia aderem à um novo tipo de tratamento para emagrecer, alguns até absurdos demais. Outras passaram a se "bombar" e praticar musculação num ritmo tão acelerado, que simplesmente passaram do ponto, isso mesmo, deixaram de ser mulheres e exibem por aí um corpo repleto de músculos, completamente masculinizado. E cá pra nós, fica horrível.
Algo a se pensar, não acham?

3 comentários:

  1. verdade...na ânsia de ficar "perfeita"...a pessoa perde a sua essência....isso que nem se falou das cirurgias plásticas...(aquelas pessoas que fazem tantas que ficam irreconhecíveis)...
    Passam a vida insatisfeitas com o corpo e tantdo mudá-lo e esquecem de viver....
    Lamentável.
    òtimo final de semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei a lei e seria super a favor se tivesse aqui tbm!!!

    Eu sei como é ser completamente neurótica, tive uma adolescência infeliz sendo que não era gorda mas achava que era... Eu era levemente cheinha, mas achava que tinha que estar sempre de dieta, não usava biquini, etc... Triste isso.

    ResponderExcluir
  3. Pois é Litha, assim como você, milhares de outras adolescentes vivem esse trauma de se acharem gordas.

    Tenho uma sobrinha de 14 anos que não usa biquini ou blusa sem manga pq tem vergonha do seu corpo, e olha que ela não é gorda, assim como vc disse, é levemente cheinha.

    Neste fim de ano viajei com ela para a praia e conversamos muito sobre aceitação de si mesmo e do próprio corpo. Não consegui fazê-la usar um biquini, mas já usou regata e shorts curto na virada do ano, pra mim já valeu um montão!

    Vamos continuar pela luta da aceitação e pela vida feliz. Conto com o apoio de todas leitoras e parceiras do blog.

    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails