O blog Poderosas Gordinhas é uma revista eletrônica com conteúdo diversificado sobre Moda, Beleza, Saúde, Comportamento, Opinião, Autoestima, Sexo, Mercado de Trabalho, e outros temas. Um espaço exclusivo para divulgar o talento, beleza e versatilidade das mulheres consideradas fora do "padrão de beleza" ditado pela moda e imposto pela sociedade e mesmo assim, são fantásticas, de bem com a vida e com seu corpo.

Os pilares da autoestima: 2 - Autoconhecimento

Seguindo com os 7 pilares da autoestima, vamos ao segundo deles:

AUTOCONHECIMENTO

Só quem se conhece bem consegue construir uma autoestima elevada. Mas, afinal, o que é se conhecer bem? É investigar, com coragem, seus defeitos e, sem modéstia, suas qualidades, tornando-se sua melhor amiga. Quebre essa lógica descobrindo estratégias para potencializar os pontos fortes e neutralizar os fracos. Para mapeá-los, tente este exercício: “Anote os comportamentos que a incomodam, verifique o que os provoca e busque formas de desativá-los”. Por exemplo, se você se boicota adiando coisas importantes e quer mudar isso, verifique com que se distrai nesse momento e quais desculpas utiliza para os atrasos. Marque um prazo curto para realizar determinada tarefa – seja uma atividade do trabalho ou a visita ao dentista. O que importa é criar situações em que fique evidente se você conseguiu ou não atingir as metas determinadas. A cada pequena conquista, a satisfação cresce e a autopercepção aumenta. Aos poucos ganhará clareza sobre suas motivações íntimas, o que vai ajuda- lá a se libertar de comportamentos desfavoráveis e a adotar outros, mais alinhados com seus sonhos.
[revista Cláudia, julho 2010 - página 86]

Meu pitaco
Acho que essa é uma das fases mais difíceis, pois por muitas vezes nos limitamos a saber realmente quem somos. Passamos a omitir detalhes e a desviar a nossa atenção para outras coisas, tirando totalmente o foco daquilo que mais deveria nos importar, o nosso eu. Acho bacana a idéia de anotar aquilo que nos incomoda e passar a criar formar de corrigir isso. Isso com certeza nos ajuda a saber quem realmente somos e o que podemos vir à ser.

Costumo dizer que, para ser feliz de verdade é preciso amar a si mesmo antes de quaslquer coisa, mas como amar o desconhecido? O autoconhecimento é funtamental para o alcance do amor próprio, que nos leva a nos aceitar como somos e pelo o que somos. E não é segredo para ninguém, uma pessoa (seja homem ou mulher) tornar-se muito mais bonita e atraente quando se é seguro, e essa segurança só tem quem se conhece e se ama.

Passe a se olhar mais no espelho, passe minutos [ou até horas] diante dele, olhe-se mais e não se preocupe só com o que vê por fora, veja seu interior. Você irá descobrir que aí dentro há ser incrível a ser descoberto. Experimente.

Bjs

2 comentários:

  1. Linda estou adorando seu blog..
    Qndo puder tbm da uma passadinho no meu beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Florzinha td bem?
    Passei pra conhecer o seu cantinho e mais que adorei tudo por aqui!Parabéns
    Te convido a conhecer o meu Blog Tbm,está rolando o 1°sorteio do Blog,participa lá,quem sabe vc ganha!
    Beijos
    =)
    http://julianakenzi.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails