O blog Poderosas Gordinhas é uma revista eletrônica com conteúdo diversificado sobre Moda, Beleza, Saúde, Comportamento, Opinião, Autoestima, Sexo, Mercado de Trabalho, e outros temas. Um espaço exclusivo para divulgar o talento, beleza e versatilidade das mulheres consideradas fora do "padrão de beleza" ditado pela moda e imposto pela sociedade e mesmo assim, são fantásticas, de bem com a vida e com seu corpo.

A busca pelo corpo perfeito causa obsessão

Ilustração: Cartoon Express

A busca pelo corpo perfeito sempre vem acompanhada de angústia e ansiedade. As mulheres são as mais preocupadas em manter a forma, porém, na maioria das vezes a corrida contra a balança chega a ser tanta, que acaba por virar obsessão.

Uma recente pesquisa publicada no site do jornal britânico “The Telegraph” mostra que apenas uma em cada 17 mulheres com peso saudável se considera magra. O problema maior está que, geralmente, na frente do marido e dos amigos, ela demonstra felicidade, porém, quando se olha no espelho, vê uma imagem distorcida.

“A distorção da imagem corporal entre as mulheres está relacionada com a busca pelo corpo perfeito. É preciso ficar atento a estes tipos de manifestação quando exageradas, pois a pessoa pode vir a desenvolver transtornos alimentares como a anorexia e a bulimia nervosa”, ressalta a psicóloga e tutora do Portal Educação, Denise Marcon.

Para a realização do estudo, foram avaliadas 2.257 pessoas que demonstraram uma visão perturbadora da autoestima feminina. O teste foi olhar para si no espelho, e escolher entre 12 adjetivos para descrever como se sentiam ou como achavam que pareciam.

Desse total, 1.467 foram consideradas acima do peso. A pesquisa constatou que as pessoas gordas lutavam contra suas emoções em pelo menos cinco situações do cotidiano.


Meu pitaco:

Que as mulheres são muito mais preocupadas com sua forma física e estética, isso é fato. É natural da mulher que, ainda pequena aprende os toques de vaidade com sua mãe, amigas, etc. O preocupante não é o fato da mulher se achar gorda ou não, mas sim a obsessão que cresce nessas mulheres em alcançar "o corpo perfeito", como se isso realmente fosse possível.

Para mim, corpo perfeito é o corpo que eu tenho. Perfeito pra quem? Você pode perguntar, e eu respondo: Perfeito para mim, para meus limites e meus padrões. Não é a moda ou os olhares alheios que irão dizer o quanto meu corpo está ou na forma ideal. Não soi gado para ser avaliada num leilão, esperando que me digam se estou ou não adequada ao que a sociedade diz ser o "corpo perfeito".

Não, eu não sou contra dietas, tratamentos, cirurgias ou qualquer que seja a intervenção para reduzir o peso. Como já disse uma vez, sou contra quem se torna escrava disso, quem não vive sem a Sibutramina ou qualquer outra droga, ou pior, quem decide mudar seu corpo para agradar alguém, sem se preocupar com o que ela mesmo sente e pensa. Isso sim é uma agressão muito maior do que está acima do peso, pois causa atinge mais do que sua estrutura física, atinge (e deixa sequelas) a sua estrutura psicológica. Você deixa de ser você mesma.

Então, se você (homem ou mulher) não está feliz com seu corpo e não se aceita da forma que é, vá em frente, procure ajuda médica e busque o caminho da redução de peso. Pois o mais importante não é ser gordo ou magro, mas ser feliz com o corpo que você tem.

Pense nisso.

Beijos da gorda!

4 comentários:

  1. Ótima mátéria...Sou absolutamente contra qualquer tipo de estereótipo!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei a matéria Alcione, e mais ainda seu pitaco...devemos ser aquilo que somos e não o que outros acham q deveríamos ser!!
    Bjocas S2

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu pitaco e acabei de twittar com os devidos créditos uma frase que eu ASSINO EMBAIXO: "ara mim, corpo perfeito é o corpo que eu tenho. Perfeito pra quem? Você pode perguntar, e eu respondo: Perfeito para mim!"
    Infelizmente a maioria das mulheres ser tornam escravas sem perceber que o problema está no psicológico e não no físico.
    Bjocas Alci

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails