O blog Poderosas Gordinhas é uma revista eletrônica com conteúdo diversificado sobre Moda, Beleza, Saúde, Comportamento, Opinião, Autoestima, Sexo, Mercado de Trabalho, e outros temas. Um espaço exclusivo para divulgar o talento, beleza e versatilidade das mulheres consideradas fora do "padrão de beleza" ditado pela moda e imposto pela sociedade e mesmo assim, são fantásticas, de bem com a vida e com seu corpo.

Obesas na mira do preconceito

Quem assistiu o Fantástico neste último domingo (06/02) acompanhou a matéria, conduzida por Renata Ceribelli, que mostrou o caso de três professoras que foram reprovadas em um concurso público por serem obesas.

Particularmente, foi um caso que me deixou chocada e um tanto enfurecida. Que empresas privadas cometem este tipo de ato rídiculo e preconceituoso nós já sabemos, aliás, já comentamos AQUI. Mas ver este tipo de atitude num órgão público é estarrecedor, é sinal de qua as coisas fugiram do controle e o preconceito está indo além do limite. Falta punição, falta respeito.

Para quem não viu a matéria, acompanhe o vídeo:


E então, é ou não de se revoltar? Como que essas mulheres podem ser julgadas inaptas de exercer a profissão só por serem obesas? Será que o peso tem a ver com a competência, intelecto ou capacidade? Algo precisa ser feito, e logo.

Pretendo acompanhar este caso e, se for preciso, também darei meus pitacos.

Dê a sua opinião, vai ser muito bom unirmos forças agora e mostrar que preconceito é  muito mais do que falta de respeito e educação. Preconceito é crime.

Para ler a matéria publicada do site do Fantástico, clique AQUI.

Bjs da gorda!

13 comentários:

  1. Sou obesa (sim porque meu IMC diz isso) e sou professora e não vejo nenhuma dificuldade de trabalhar. Minha capacidade intelectual não pode ser medida subindo na balança e se o governo quer um ensino de respeito (o que eu duvido muito) é necessário que ele primeiro acabe com preconceitos arcaicos. Um médico alegou que um dia elas podem vir a ter problemas de saúde, tá mas até ai todo mundo que está vivo um dia pode ter problemas de saúde, um fumante pode ter problemas de saúde. Os argumentos que estão sendo utilizados são rídiculos, e preconceito não tem justificativa. Espero que essas professoras consigam trabalhar depois de tudo isso.

    ResponderExcluir
  2. Olha, preconceito é o fim, não tem nada a ver, é absurdo e devemos ser contra porque não cabe em uma sociedade civilizada. Mas, infelizmente, o mundo tá cheio de N situações onde prevalece o preconceito. Temos que falar sobre essas coisas e tentar mudar a mente das pessoas, porém acho que o único jeito é usar a lei para punir quem discrimina. Muito bom o post. Bjks
    http://mahailamarykay.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Fofosa, o pior é que é assim também com deficientes, negros, idosos... Parece que a lei contra a disceirminação e o racismo virou uma daquelas que "não pegam". E as pessoas têm agido na cara de pau com os argumentos mais esdrúxulos do mundo e cheios de razão.

    Há bem pouco tempo, meu marido,analista de sistemas, que tem surdez profunda de nascença, mas fala tão bem que passa por ouvinte, quase perdeu o emprego durante o exame médico periódico porque a burra da médica não acreditava que ele pudesse atender e conversar com o cliente como estava conversando normalmente com ela. Simplesmente não entrava na cabeça dela que era a mesma situação.
    Só quando ele disse: "Mas eu não estou este tempo todo conversando com você?" é que anta se tocou... Mesmo assim, colocou-o como parcialmente apto. Com essa, o coitado perdeu uma promoção que já estava a caminho...

    De que adiantam as leis se as pessoas continuam ignorantes, preconceituosas e com idéias pré-concebidas e erradas a respeito de tudo, sem querer abrir suas mentes para nada?

    ResponderExcluir
  4. Lamentável tudo isso. No futuro, todos podem adoecer. A professora que já tem um cargo efetivo deveria pedir aposentadoria, não é mesmo? Afinal, ela não foi considerada doente para assumir outro cargo? Então, ela tem que ser aposentada naquele que ela já tem. O que estão conseguindo com essa palhaçada toda é fazer com que os alunos fiquem debochando dos professores que estão acima do peso. Chega de desrespeito! O governo de SP está jogando lenha no preconceito contra os gordos. Avisa pra esse governador que 47% dos brasileiros estão acima do peso. Nós somos um país de GORDOS!!!! Que vergonha! Isso já virou notícia internacional. Mais uma pra eles rirem de nós lá fora. PALHAÇADA!!!!

    ResponderExcluir
  5. Vi na Record e achei o cúmulo.
    Fui professora por 07 anos, inclusive da educação infantil que requer um maior preparo físico e NUNCA tive problema nenhum por estar sempre acima do peso.
    Pra mim é preconceito bravo.
    Bjosss

    ResponderExcluir
  6. A professora que já tem um cargo efetivo, a qual me referi no meu comentário anterior, apareceu no programa da TV Record. Ela é professora efetiva de Inglês há 12 anos e estava tentando um outro cargo para dar aulas de Português. Paradoxalmente, ela tem saúde para um, mas não tem saúde para o outro. Segundo a professora, que hoje tem 41 anos, quando assumiu o primeiro cargo, ela já estava acima do peso e não teve qualquer problema para ser aprovada no exame médico pericial. Enfim, fica muito difícil de entender essa situação, não é mesmo? A menos que, há 12 anos, o governo não fosse do PSDB. Aí já dá pra começar a entender a situação.
    A mídia tem divulgado casos, que ocorreram no concurso anterior e que tiveram ganho de causa na justiça. Tenho fé que a justiça também será feita agora.

    ResponderExcluir
  7. Vi esta materia em varias emissoras de tv, é realmente um absurdo esses preconceito, por isso nao podemos desanimar de lutar por nossos ideais.
    Bjsss Vana

    http://gordelicias-vanessa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Por que quando a ofensa é contra um negro, tem como a punição cadeia e no mais processo criminal?Uma vez que preconceito é um crime contra a raça humana, afinal somos todos iguais, não existem privilégios na hora da morte e em catástrofes naturais. Na verdade vivemos em uma época em que as pessoas distorcem o que moralmente certo usando os estereótipos que somos obrigados a engoli desde o momento em que nascemos. As vitimas de preconceito tem que arregaçar as mangas e não permitir que criminosos saiam em pune, acionar a delegacia, prestar queixa e levar adiante com os devidos processos. Em uma situação dessas quero ve se as pessoas não vão pensar duas vezes antes de apontar o que acham ser diferentes de si.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde,esta matéria é realmente algo impossível de assimilar, mas o que esperar de um país,cuja educação é classificada como uma das mais precárias do mundo segundo a ONU, onde alunos são aprovados sem o minimo de conhecimento e principalmente sem educação(ensinada pelos pais), que foi governado por um presidente sem "curriculo", mas que NÃO fez nada para elevar o patamar da educação. Ora, a conclusão é que infelizmente o preconceito somente é "inaceitável" quando se tem dinheiro, posição social elevada, pois aí a aparência, raça, cor passam a não "ser vista" pelos preconceituosos de plantão (e são muitos).Mas pior que tudo isso, é ler o seguinte comentário, feito por uma pessoa na rede: ..." o pior de tudo, é que sou pobre, preta e gorda e não consigo emprego...", já da uma dimensão do país, em que vivemos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Como por enquanto obesos ainda podem votar, nas próximas eleições eles podem considerar esse governador inapto para governar!

    ResponderExcluir
  11. Passamos por este tipo de episódios todos os dias e o pior que na maioria das vezes não nos manifestamos por vergonha, ou o que quer que seja para não chamar a atenção. Me lembro quando trabalhava numa empresa que vendia produtos agrícolas que um cliente veio, que era juiz por sinal, me pediu veneno para matar passarinhos que estariam na horta do mesmo, disse a ele que não poderia vender pois não havia produtos para tal, que a legislação não permite e além disto sou totalmente contra, ele insistiu no veneno,eu disse que não ,como ele viu que eu não iria ceder, aí ele veio com comentário que se os passarinhos comessem tudo por aí, aí ele queria ver se eu ia ser tão gorda, que certamente faltariam alimentos para me manter, que eu tinha que pensar duas vezes antes de negar um veneno, e me falou mais algumas ofensas no meio de meus colegas e de outros clientes da loja. Fiquei firme na minha posição, não falei nada porque não queria chamar mais a atenção , fiquei quieta. Mas isto é errado, não podemos nos calar para todas estes preconceitos que sofremos no dia dia, seje no trabalho, na rua ou qualquer outro lugar.

    ResponderExcluir
  12. Leiam:
    http://www.tudoqueeuquiserpostar.com.br/2011/02/professora-modelo.html#more

    ResponderExcluir
  13. Eu vi essa matéria... por mais q muito tentam negar o preconceito existe sim...

    Gorda e negra então AFF

    Espero q um dia isso acabe.
    Bj

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails