O blog Poderosas Gordinhas é uma revista eletrônica com conteúdo diversificado sobre Moda, Beleza, Saúde, Comportamento, Opinião, Autoestima, Sexo, Mercado de Trabalho, e outros temas. Um espaço exclusivo para divulgar o talento, beleza e versatilidade das mulheres consideradas fora do "padrão de beleza" ditado pela moda e imposto pela sociedade e mesmo assim, são fantásticas, de bem com a vida e com seu corpo.

Gordinhas X Mercado de trabalho

Mulheres com sobrepeso tem mais dificuldade de subir na carreira.

Esta é a manchete de uma matéria que li essa semana, por indicação de um amigo, que me deixou bem interessada. Pois me intriga saber que existem pessoas mais interessadas no quanto peso, do que o quanto eu sei.

Segundo a reportagem, uma pesquisa realizada pela Universidade de East Lansing indica uma análise dos índices de massa corpórea dos executivos da listagem dos maiores CEOs. "O estudo concluiu que obesos de ambos os sexos estão subrepresentados na liderança de empresas quando comparado à fatia que ocupam na população. Mas quando se fala de sobrepeso – a faixa em que as gordurinhas já são mais abundantes do que os médicos gostariam, mas ainda não são suficientes para classificar alguém como obeso -, as mulheres ocupam muito menos vagas de destaque do que os homens.

Além do trecho acima, a matéria ainda diz que: "Ser obeso limita oportunidades para ambos os gêneros, mas ter apenas sobrepeso só prejudica as mulheres, e pode até beneficiar homens em cargos de liderança" afima Mark Roehling, professor associado do departamento de recursos humanos da Universidade de Michigan.

Ou seja, em outras palavras, as pessoas/empresas estão muito mais preocupadas com a sua aparência e forma física do que com a sua competência e capacidade profissional. 

Talvez algumas pessoas irão se identificar lendo essa matéria, tenho certeza que 98% da população gorda já passou por algum tipo de preconceito, seja na vida pessoal, ou na vida profissional. Porém, muitas vezes esses casos acontecem de forma "camuflada", onde não notamos se realmente houve a ação do preconceito.

Bom, como uma boa gorda rebelde, não dou à mínima para aqueles que me julgam pelo tamanho do meu corpo, acredito no meu potencial e na minha capacidade profissional e sei que ela nada tem a ver com o meu peso. Não dependo diretamente da minha forma física para exercer minha profissão. Afinal, sou publicitária e não uma personal trainner. Então, costumo dizer às empresas que um dia fecharam as portas para mim por eu ser gorda, DANEM-SE, perderam uma excelente profissional.

Prepotência? Talvez. Mas não permito que me avaliem apenas olhando meu biotipo. E como já citei AQUI em outro post, você ocupa o lugar em que se coloca, então prefiro me colocar na melhor posição possível. E, se acredito no meu potencial, tenho mais é que externar isso.

Como sabem, detesto levantar a bandeira "somos perseguidos pelo preconceito", quando se trata de nós, gordos. Então, resolvi avaliar a reportagem para apresentar aqui o meu ponto de vista. Acredito sim que muitas empresas, ou melhor, recrutadores, eliminam algumas pessoas  durante um processo seletivo devido sua aparência física, sem ao menos ponderar suas qualidades e aptidões profissionais. Mas acreditem,  isso não é um "mérito" apenas dos gordos. Afinal, não somos os únicos a receber olhares tortos na sociedade não é mesmo? Ou se esquecem que vivemos no mundo onde  muitas pessoas acreditam que ser diferente não é tão bacana assim?

Mas enfim, quero saber a sua opinião. Acha mesmo que ser gorda(o) é um empecilho para o seu crescimento profissional? Comente, opine, dê aqui o seu pitaco.


Para ler a matéria na íntegra, clique AQUI.
Fonte: Site Delas

9 comentários:

  1. Nossa até que enfim alguém falando CLARO sobre isso.já tive duas amargas experiências uma empresa disse que o local aonde iria trabalhar não me cabia acreditem eu escutei isso!!!a outra depois de falar quais pessoas ficariam para o restante da entrevista a entrevistadora de uma das mais conceituadas faculdades da America latina disse espero que vc não se ofenda por estar gordinha.isso não é preconceito isso é assédio moral.

    ResponderExcluir
  2. O q vc disse sobre a matéria é correto e o q a matéria diz tb é "correto", principalmente sobre homens c sobrepeso em cargos de liderança...é exatamente assim q funciona e acontece. Por outro lado, raramente, vc encontra uma executiva fora de forma...se for, ela n está preparada p exercer o cargo.
    No homem o sobrepeso indica q ele é produtivo, dedicado e geralmente workaholic, na mulher a obesidade, pelos recrutadores, é vista como desleixo e falta de vaidade...daí pré julgam que a empresa n quer sua imagem ligada a uma pessoa c aquela aparência e optam pelo estilo "Barbie"...pois uma mulher em forma, c medidas pré moldadas e visual impecável reflete uma profissional responsável q gosta e cuida de si, logo,fará o mesmo com seu seu trabalho e por consequência aparenta ser melhor e mais eficiente na função que exerce, geralmente cargos de diretoria e executivas, cargos estes que exigem liderança e tomadad de decisões.
     *INFELIZMENTE É ISSO.
      Repare numa coisa: qdo o homem é mais esbelto? Quando ele exerce cargos "inferiores", geralmente que implicam mais em trabalho braçal que intelectual. Ao contrário das mulheres, geralmente as que estão fora do peso são as que exercem o trabalho braçal, a medida q elas vão subindo de cargo, exercendo mais o intelectual, elas passam a tornar se mais esbeltas e cuidadosas com o corpo. 
    Veja, não defendo que a escolha deva ser feita pela aparênia...coloco aqui apenas o que observei no decorrer dos anos.
    Bjs a todos!
    PS: desculpem se minha praticidade em escrever é meio ácida.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente é uma realidade constante eu nosso meio, semana passaada fui a uma entrevista de emprego num hospital e conversand com outra candidata ela me recomendou que eu não fosse a determinada agencia por la eles nãoa cietavam gordinhas; achei um absurdo temos capacidade tanto quanto os magros. a sociedade esta com valores distorcidos que tem afetado de todas as formas toda uma nação!
    Adorei a matéria
    Bejos
    http://irmasgg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante a matéria...Eu sinto isso no meu local de trabalho, pois de 35 funcionários apenas um é homem. Das professoras apenas eu sou gordinha, então principalmente na hora do lanche, escuto várias conversas sobre dieta, cirurgia plástica...Algumas que não vejo nada acima do peso , dizendo estarem "gordas"...Geralmente pra ir num curso escolhem a mais nova, que se veste melhor....

    ResponderExcluir
  5. Sofri preconceito da minha ex gerente por ser gordinha... usava uniforme e mesmo assim ouvia diariamente que me vestia mal, que eu era brega...
    Só posso garantir que sou linda, mesmo fora do peso, que me visto bem e que sou vaidosa pra trabalhar maquiada e discreta.
    No final das contas... saí do emprego virei modelo e tô muito feliz!!! Rs

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Muito interessante a matéria e eu sou uma bela obesa assumida...risos...
    E sou profissional de RH, faço recrutamento e seleção, nunca deixei de contratar uma pessoa pelo seu peso...e nem por qualquer outras questão que pudesse ser "preconceito"...cor, aparência, fumante ou não, opção sexual....mas sei de empresas que têm sim preconceito...eu mesmo já sofri preconceito, nunca direto mais indiretamente e já ouvi de um diretor assim: "essa empresa está cheia de gordos e gays, não quero mais que você os contrate" (olhando para mim que sou gorda, ele me disse isso) e eu respondi, são os teus gordos que fazem o senhor bater suas metas...olha é tanta história para contar que nem vale a pena!!!
    Esses dias um amigo meu foi fazer uma entrevista, ele também é fofinho, quando o diretor da empresa olhou para ele disse, "nossa pelo seu currículo eu esperava um homem magro e alto", ele olhou para ele e respondeu, mas eu sou baixinho e gordinho e muito competente...nossa foi o tapa de luva...adorei ver ele me contando depois...
    Que coisa absurda!
    Não podemos aceitar isso, mas tenho que confessar que as coisas tem mudado, tem muita empresa legal, com gente legal que leva em consideração a sua competência sim...Graças a Deus!
    Mas para mim o maior preconceito ainda, é quando entro em uma loja e as pessoas olham para mim e dizem "não trabalhamos com tamanhos grande" ou pior ainda "não temos nada do seu tamanho aqui"...As vezes estou procurando um presente, nem estou procurando roupa para mim, mas é como se gordo não pudesse entrar em loja de magro...
    Isso para mim ainda é o pior!

    Bjos,

    Eliane.

    ResponderExcluir
  7. Uma pergunda...
    Estou desempregada e sou uma gordinha muito bonita, resido em São Leopoldo (pertto de Porto Alegre no RS) tens alguma agência para me indicar para que possa me candidatar como modelo?

    Agradeço se puder responder aqui ou para elian_es@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Sempre quis fazer esta pergunta também
    Estou desempregada estou gordinha me acho bonita.
    Moro em Belo horizonte .aqui tem agencia para candidatas a modelo tamanho gg.
    Agradeço se alguém puder responder também aqui ou
    mariajosebhe@gmail.com este email não é meu mas é de confiança.

    ResponderExcluir
  9. VISITEM: SOUMULHERAO.BLOGSPOT.COM.BR

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails